Benfica critica convocatória para o Europeu de hóquei e fala em "desrespeito"
João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto não foram convocados
Corpo do artigo
O Benfica emitiu esta terça-feira um comunicado, criticando a convocatória de Portugal para o Europeu de hóquei em patins de 2025, apontando o dedo à ausência de três jogadores.
"O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu repúdio e manifesta a sua perplexidade em face da convocatória da Seleção Nacional de hóquei em patins para o Campeonato da Europa de setembro de 2025. Três atletas do clube – João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto – ficaram inexplicavelmente de fora. João Rodrigues, capitão na conquista do Mundial de 2019, foi informado da exclusão por simples telefonema, numa demonstração de total desrespeito por quem tanto deu à Seleção. Questiona-se: estará esta decisão ligada ao seu regresso ao clube do coração?", pode ler-se.
"Pedro Henriques, após uma das melhores épocas da carreira, é preterido sem qualquer justificação desportiva plausível, numa atitude que parece meramente persecutória. Já Gonçalo Pinto, titular no último Mundial, vê-se agora afastado sem explicação. Estas decisões revelam um processo de escolha incompreensível e sem estratégia. A Federação de Patinagem de Portugal continua a tolerar opções do selecionador que em nada contribuem para o desenvolvimento da modalidade, tratando com amadorismo matérias que exigem profissionalismo e imparcialidade. Vale a pena recordar aqui o caso da seleção feminina, em que o tempo deu razão às críticas então feitas pelo Benfica. O hóquei em patins nacional precisa de clareza, estratégia e liderança, tudo o que tem faltado ao atual quadro federativo", completa o clube da Luz.
A seleção das quinas é a mais titulada da história do Europeu, com 21 conquistas, mais duas do que a tricampeã Espanha. A Inglaterra completa o pódio histórico, com 12 títulos. Depois das frustrações de 2012 e 2021, ambas em Paredes, Portugal tenta regressar aos títulos, algo que não acontece desde 2016. A concentração da seleção está marcada para 4 de agosto, no Luso, seguindo para Paredes a 26.
Recorde os convocados de Paulo Freitas:
- Guarda-redes: Xano Edo (Oliveirense) e Guga (Valongo).
- Defesa/Médio: Hélder Nunes (FC Porto), Gonçalo Alves (FC Porto), Zé Miranda (Benfica) e Luís Querido (Óquei de Barcelos).
- Avançados: Rafa Bessa (Sporting), Rafa (FC Porto), Miguel Rocha (Óquei de Barcelos) e Alvarinho (Hockey Trissino).