Corpo do artigo
Jogo no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting-Benfica, 85-87 (após prolongamento).
Ao intervalo: 35-37.
No final do tempo regulamentar: 76-76.
Sob arbitragem de Sónia Teixeira, Daniel Oliveira e Pedro Rodrigues, as equipas alinharam e marcaram:
- Sporting: Keonte Kennedy (7), Jeremiah Bailey (13), Diogo Ventura (6), Anthony Barber, (21) e Nick Ward (17). Jogaram ainda Tim Guers (7), Ludgy Debaut (8), Uwais Razaque (6) e Sérgio Silva.
Treinador: Luís Magalhães.
- Benfica: Aaron Broussard (16), Makram Romdhane (3), Diogo Gameiro (4), Betinho Gomes (26) e Ivica Radic (6). Jogaram ainda José Barbosa (3), Felix Terins (9), Thomas Drechsel (16), Daniel Relvão (4) e Tyler Stone.
Treinador: Norberto Alves.
Marcha do marcador: 17-21 (primeiro período), 35-37 (intervalo), 60-55 (terceiro período), 76-76 (final do tempo regulamentar) e 85-87 (resultado final, após prolongamento).
Assistência: 854 espectadores
O Benfica venceu o Sporting, por 87-85, após prolongamento, no Pavilhão João Rocha, em partida da 21.ª jornada da fase regular da Liga portuguesa de basquetebol.
Num dérbi bastante equilibrado e emotivo até final, as águias venceram no prolongamento e garantiram o primeiro lugar da fase regular na casa do rival, depois de um empate (76-76) no final do tempo regulamentar.
Com apenas uma jornada por disputar, o Sporting desloca-se agora ao terreno da Oliveirense, não podendo almejar mais do que o terceiro lugar da geral, enquanto o Benfica irá receber no pavilhão da Luz o Vitória de Guimarães.
O poste norte-americano dos leões Nick Ward foi o 'MVP' da partida, com 17 pontos, 20 ressaltos, uma assistência e um desarme, dominando a luta das tabelas em termos defensivos.
Na formação encarnada, Betinho Gomes foi o elemento que mais se destacou, principalmente nos lançamentos triplos (seis em 11 tentativas), averbando 26 pontos, cinco ressaltos e uma assistência.
Os tricampeões nacionais entraram melhor no pavilhão João Rocha e ganharam vantagem no marcador, mas o Sporting recuperou para a diferença mínima a menos de dois minutos do fim (12-13).
No entanto, o Benfica haveria de vencer o primeiro período por 17-21, graças ao maior acerto da linha de lance livre.
Num segundo parcial bastante equilibrado, o Benfica continuou a liderar, mas o Sporting viria a melhorar significativamente ao nível dos ressaltos defensivos e virou o jogo (29-28), a cerca de três minutos do intervalo.
Mesmo assim, e aproveitando alguns ‘turnovers’ adversários, a formação de Norberto Alves acabou por fechar o segundo período na frente da partida (35-37).
O terceiro parcial foi dominado pela equipa do Sporting que chegou à liderança (48-47), e com confiança redobrada fechou o periodo na frente, graças a um lançamento de três pontos de Anthony Barber (53-49).
No quarto período, os leões alargaram a diferença para oito pontos (63-55), mas o o Benfica viria a reagir assertivamente com cinco pontos consecutivos, encurtando a distância para apenas um ponto (72-71), a cerca de três minutos do final.
O Sporting ainda dispôs de uma vantagem de três pontos, mas o Benfica igualou o jogo (76-76) e o jogo acabou por resvalar para prolongamento.
Discutido ponto a ponto, o prolongamento começou com dois triplos seguidos de Betinho Gomes para as águias, porém o Sporting igualou o jogo a 83 pontos, novamente com Nick Ward em destaque, desta feita a nível ofensivo.
Com oito segundos para jogar, Trey Drechsel fez um lançamento de dois pontos que deixou o Benfica na frente (85-87).
O capitão dos leões, Diogo Ventura – distinguido no início do dérbi por ter atingido a marca de 250 jogos ao serviço do Sporting – ainda tentou um lançamento triplo de muito longe, mas a bola bateu no aro e saiu, sentenciando o triunfo encarnado e o primeiro lugar das 'águias' na fase regular do campeonato.
Faltam oito segundos para terminar o prolongamento e continua tudo em aberto. 85-85, com desconto de tempo para o Benfica.
Trey Drechsel marca o cesto da vitória do Benfica, por 85-87. Diogo Ventura ainda tentou de três, mas a bola bateu no aro. Com este resultado, os encarnados garantem o primeiro lugar da fase regular da Liga Betclic.
Tempo-extra abre com dois triplos de Betinho Gomes, obrigando o Sporting a parar o cronómetro (76-82).
Início do dérbi em Alvalade.
Final dos 40 minutos em Alvalade. Tentativas de Romdhane e Barber não surtiram efeito e vai haver prolongamento (76-76).
Ben Romdhane empata a partida e há time-out para o Sporting. Estamos a 15 segundos do fim do tempo regulamentar.
Desconto de tempo para o Benfica, quando faltam 51,9 segundos (74-71).
Parcial de 0-5 para o Benfica e desconto de tempo pedido por Luís Magalhães.
Restam cinco minutos para se jogar. O Sporting está na frente, por 70-66.
Novo triplo de Barber e desconto de tempo para o Benfica.
Vão jogar-se os derradeiros minutos do dérbi em Alvalade.
Final do terceiro quarto em Alvalade (60-55). Cat Barber a querer engrenar está a valer a liderança do Sporting.
Mantém-se a total incerteza pelo desfecho (47-47).
Com alguns triplos a aparecer, tudo igual no placard (45-45).
Recomeça a partida.
Final da primeira parte no Pavilhão João Rocha. O Benfica comanda por 37-35, graças a um triplo de Felix Terins nos últimos segundos.
Desconto de tempo para o Benfica, após o Sporting se colocar na frente pela primeira vez desde o 2-0 (29-28).
Score mantém-se baixo no dérbi (23-24).
Dérbi retomado.
Final do primeiro quarto no Pavilhão João Rocha, liderando o Benfica por 21-17.
Sporting coloca-se na diferença mínima (12-13).
Benfica mantém-se na frente (7-12), num arranque em que as percentagens de lançamento não estão propriamente altas.
5-8 no marcador. Do lado do Sporting só Bailey marcou.
O capitão do Sporting, Diogo Ventura, atinge hoje número redondo no dérbi, com direito a homenagem antes do apito inicial.
A arbitragem do dérbi vai estar a cargo de Sónia Teixeira, Daniel Oliveira e Pedro Rodrigues (todos AB Lisboa).
Sporting vai iniciar o dérbi com Cat Barber, Keonte Kennedy, Diogo Ventura, Jeremiah Bailey e Nick Ward. Benfica aposta em Diogo Gameiro, Aaron Broussard, Betinho Gomes, Ben Romdhane e Ivica Radic.
Equipas de basquetebol de Sporting e Benfica defrontam-se este domingo, a partir das 15h00, em jogo da 21.ª jornada da Liga Betclic masculina, no Pavilhão João Rocha.
O Benfica tem hoje a primeira de duas oportunidades para agarrar o primeiro lugar da fase regular, o que lhe vale fator-casa ao longo de todo o play-off, enquantro os leões não podem ir além da terceira posição. Caso perca no Pavilhão João Rocha, a formação da Luz tem nova hipótese no próximo fim de semana, em casa, contra o Vitória de Guimarães.