Triunfo sobre o ZZ Leiden após prolongamento
Corpo do artigo
O Benfica venceu esta quarta-feira com o ZZ Leiden da Holanda, na primeira jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup. O triunfo europeu das águias, por 103-99, surgiu no prolongamento, após uma igualdade a 88.
Após uma entrada mais produtiva na partida (28-25), faltando acertar na defesa, os encarnados tiveram um segundo quarto abaixo do suposto, permitindo que os holandeses fossem ganhando alguma vantagem.
Após o intervalo, os visitantes chegaram a estar na frente por 13 pontos (41-54), tendo sido aí o ponto de viragem para a formação da Luz, graças à inspiração de José Silva (20 pontos) e à entrega de Eric Coleman (21 pontos e nove ressaltos) e de Arnette Hallman (11 pontos, 16 ressaltos e cinco assistências).
Nos últimos 10 minutos, a emoção foi grande com sucessivas alternâncias no marcador e triplos de parte a parte nos derradeiros segundos: depois de Micah Downs (86-85), respondeu Tayler Persons (86-88), mas Gary McGhee forçou o prolongamento mesmo ao som da buzina.
Downs (16 pontos, seis ressaltos e seis assistências) e McGhee (12 pontos e cinco ressaltos) acabaram por ser decisivos nos cinco minutos restantes, em que o Benfica sentenciou a partida a seu favor.
Na próxima terça-feira, na segunda ronda do Grupo A, o conjunto de Carlos Lisboa desloca-se à Hungria para defrontar o Pécs.