16.ª etapa, ganha por Marc Soler (UAE Emirates), trouxe grande aproximação para Primoz Roglic à liderança
Corpo do artigo
Marc Soler (UAE Emirates) venceu esta terça-feira a 16.ª etapa da Volta a Espanha, que terminou nos Lagos do Covadonga, contagem de categoria especial.
O espanhol já tinha andado escapado em várias ocasiões esta edição, sendo bem sucedido desta vez, no primeiro triunfo desde agosto de 2022 (também na Vuelta).
Como se esperava, a tirada de hoje mexeu com a classificação geral, mas Ben O'Connor (Decathlon-AG2R) conseguiu manter-se mais um dia de vermelho por escassos cinco segundos de vantagem para Primoz Roglic (Red Bull-Bora).
O esloveno chegou à meta com Enric Mas (Movistar) e Richard Carapaz (EF-EasyPost), ganhando 58 segundos ao australiano, que esteve a perder mais de um minuto para “Rogla”, recuperando terreno no último quilómetro.
O dia ficou marcado pelo abandono de Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike), que era líder da montanha e dos pontos e já tinha ganho três etapas. O belga sofreu uma uma queda na descida da Collada Llomena.
Esta quarta-feira, a Volta a Espanha abandona, por momentos, os finais em alto, com uma ligação entre Arnuero e Santander (141,5 km).