Tenista checa Barbora Krejcikova conquista torneio de Wimbledon
Corpo do artigo
Barbora Krejcikova conquistou hoje o seu segundo título do Grand Slam, replicando o triunfo de Roland Garros em 2021, ao bater a italiana Jasmine Paolini na final do torneio de Wimbledon, em Londres.
A tenista checa , 32.ª do ranking mundial, impôs-se a Paolini, sétima, em três sets, pelos parciais de 6-2, 2-6 e 6-4, em uma hora e 56 minutos.
A tenista checa e a transalpina, ambas de 28 anos, nunca tinham atingido a final de Wimbledon, torneio de relva que é o terceiro Grand Slam do ano, sendo que Paolini já tinha perdido em 2024 a final de Roland Garros, face à polaca Iga Swiatek.
Num encontro muito disputado, no All England Club, Krejcikova, de 28 anos, conseguiu derrotar a transalpina, da mesma idade e que pela primeira vez conseguiu superar a primeira ronda do ‘major’ britânico, com os parciais de 6-2, 2-6 e 6-4, ao fim de uma hora e 56 minutos.
Tal como Paolini, a jogadora checa, 32.ª colocada na hierarquia WTA, também se estreou hoje na final de Wimbledon, mas entrou no ‘court’ central, completamente cheio, menos nervosa e mais assertiva, quebrando a adversária logo de entrada e reforçando a liderança no quinto jogo, sem enfrentar um ponto de ‘break’.
Depois de perder o set inaugural, Paolini reagiu da melhor maneira, elevando o nível do seu jogo, e, recorrendo ao seu espírito combativo e com maior eficácia, retribuiu em igual medida. Fez ‘break’ no segundo jogo e fechou no oitavo, adiando a decisão para a terceira partida.
No set decisivo, o desequilíbrio só surgiu no sétimo jogo, quando a campeã de Roland Garros de 2021 conseguiu passar para a frente do marcador (4-3) e, apesar de ter vacilado na reta final do duelo, concretizou o terceiro ‘match point’ que dispôs para se sagrar campeã de Wimbledon, segundo título do Grand Slam da carreira.
Aos 28 anos, a checa, que sucedeu à compatriota Marketa Vondrousova (vencedora em 2023), tornou-se a tenista mais velha a vencer o troféu de Wimbledon desde a alemã Angelique Kerber, em 2018.
Consumada a vitória na relva londrina, Krejcikova, primeira checa com triunfos em diferentes ‘majors’, vai subir ao 10.º lugar Do ranking WTA na segunda-feira, enquanto Jasmine Paolini ascenderá à quinta posição.