O selecionador português de trail running, Armando Teixeira, fez este domingo um balanço "extremamente positivo" da participação lusa nos Mundiais de trail e de montanha, em Canfranc, em Espanha, na edição "mais competitiva de sempre".
Corpo do artigo
"O balanço foi extremamente positivo, pelo todo. É um projeto de alguns anos que teve agora o seu culminar nestes meses, com dois estágios e esta semana de provas, entre a montanha e o trail", notou Armando Teixeira, que lidera a equipa de trail, em declarações à Lusa.
No evento que hoje terminou naquela cidade espanhola nos Pirinéus, Portugal teve uma participação "extremamente positiva" também por ter ultrapassado a meia centena de integrantes na comitiva, entre atletas e staff quer no trail quer na montanha.
Numa edição com cerca de 70 países presentes e o nível equiparado a Mundiais de pista, disse Armando Teixeira, Portugal fechou com bons resultados, destacando o técnico o 17.º lugar de Miguel Arsénio, na distância longa, e o 47.º de Rui Teixeira e 50.º de Bruno Silva, na curta.
"Tirámos daqui muitas coisas boas. Conseguimos trazer juventude à seleção de trail, e uma representação muito maior com os sub-20 na montanha. Eles serão o futuro. De certa forma, é o que está planeado, o trabalho de base muito fortificado", acrescentou o técnico.
Para Armando Teixeira, o objetivo é agora solidificar a "profundidade" de escolhas, aumentando a base de recrutamento, e assim fomentar "o aumento da qualidade dos atletas".
"Essa qualidade poderá ser estimulada com formação, com estágios atempados, melhores condições de treino. Porque neste momento, ao nível a que isto está, falamos de alto rendimento. Ponto final, parágrafo", atirou.
Hoje, Portugal competiu em mountain classic, com o 17.º posto coletivo entre masculinos, em que Ricardo Fonseca (51.º) foi o melhor, e o 13.º entre femininos, em que se destacou Joana Soares, com o 35.º posto.
No escalão sub-20, que também competiu no dia de encerramento dos campeonatos em Canfranc, Mariana Saltão foi 52.ª na corrida feminina e Rui Brochado o melhor entre masculinos, em 53.º - a nível coletivo, Portugal acabou em 13.º entre mulheres e em 16.º entre homens.