MARÇO >> Mês a mês, recorde os principais momentos vividos no desporto português durante 2023
Corpo do artigo
Março
Dia 3
O português Pedro Pablo Pichardo sagra-se novamente campeão da Europa no triplo salto em pista coberta, com um ‘voo’ de 17,60 metros, melhorando o recorde nacional estabelecido na véspera.
A portuguesa Auriol Dongmo revalida o título europeu do lançamento do peso em pista coberta, em Istambul, onde Jessica Inchude foi quarta classificada.
Dia 4
A portuguesa Patrícia Mamona, que defendia o título conquistado há dois anos, assegura a medalha de bronze no triplo salto, nos Europeus de pista coberta, em Istambul, na Turquia, ao conseguir 14,16 metros na final.
Dia 11
O Sporting vence pela terceira vez a Taça de Portugal feminina de voleibol, ao levar a melhor ante a AJM/FC Porto por 3-2 na final, disputada no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Dia 12
O Benfica vence por 3-0 o Fonte do Bastardo na final da Taça de Portugal masculina de voleibol, disputada em Viana do Castelo, erguendo o troféu pela 20.ª vez na sua história.
O Quinta dos Lombos conquista a sua terceira Taça de Portugal feminina de basquetebol, ao derrotar na final, disputada na Maia, o Benfica por 53-51.
Dia 16
O suíço Gianni Infantino é reeleito, por aclamação, presidente da FIFA até 2027, durante o 73.º Congresso do organismo, que se realizou em Kigali, no Ruanda.
Dia 19
A Espanha sagra-se tricampeã europeia feminina de futsal, ao bater a Ucrânia por 5-1, na final da terceira edição da prova, em Debrecen, na Hungria.
A seleção portuguesa feminina de futsal conquista o terceiro lugar da edição 2023 do Europeu, ao golear a anfitriã Hungria por 12-0, no encontro de ‘consolação’ da ‘final four’, em Debrecen.
O tenista português Nuno Borges, 80.º do ranking mundial, vence a final do ‘challenger’ de Phoenix, ante o russo Alexander Shevchenko, 132.º.
Dia 23
Cristiano Ronaldo passa a liderar isolado a lista dos futebolistas mais internacionais de sempre, com 197 jogos, ao ser escolha inicial de Roberto Martínez no duelo de Portugal com o Liechtenstein, na caminhada rumo ao Euro2024.
Dia 26
O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural) torna-se no primeiro ciclista a vencer por duas vezes consecutivas a Volta ao Alentejo, ao ser segundo na última etapa da 40.ª edição, ganha pelo compatriota Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).