Austríacos subestimam Portugal: "Somos claramente favoritos e vamos ganhar"
Um dia depois do prazo oficial, a Áustria divulgou a convocatória para a ronda da Taça Davis, no final da próxima semana, e o selecionador assume "claro favoritismo". Jurgen Melzer, de 42 anos, é o capitão da seleção vermelha e branca, jogou a Taça Davis 22 temporadas (38 eliminatórias) e motiva as tropas esquecendo que esta é uma prova rica em surpresas.
Corpo do artigo
"Só o número quatro português, Gonçalo Oliveira, não figura nas escolhas e Portugal também convocou os seus melhores jogadores, mas estou convencido de que somos claramente favoritos e vamos ganhar a eliminatória". Foi neste tom de grande otimismo que o selecionador austríaco fez, ontem, a antevisão ao encontro frente a Portugal, na cerimónia de apresentação dos eleitos para a ronda cujo vencedor acede ao playoff das Davis Cup Finals.
Sem surpresa, Jurgen Melzer aposta em Sebastian Ofner (58.º ), Dominic Thiem (72.º), Jurij Rodionov (108.º), e a dupla do top-40 Alexander Erler/Lucas Miedler. A uma semana do início (dias 15 e 16) da ronda que terá lugar num indoor perto de Viena e tem vendidos 1500 dos 1800 lugares, a novidade é a promoção de Ofner, de 27 anos, a número um, graças à melhor temporada da carreira.
Treinado pelo pai de Thiem, diz "encarar o duelo com Portugal com muita confiança" e, tal como o capitão, "convencido de que venceremos". Ganhou, recorde-se, a Nuno Borges em quatro sets no US Open e vai revê-lo no terceiro singular, revelando que depois "desse encontro muito equilibrado, pelo menos já sei o que esperar".
Já o ídolo Dominic Thiem regressou de Nova Iorque com uma gastrite e "estará bem na Taça Davis", defendeu Melzer, carregando elogios sobre os especialistas de pares: "Têm demonstrado que podem bater as melhores duplas mundiais".