Ministro do desporto anunciou levantamento de algumas restrições para ténis, golfe, esqui, tiro, equitação...
Corpo do artigo
A Áustria tomou medidas severas rapidamente para combater a propagação do coronavírus no país, há um mês, e agora com uma situação estável e em regressão prepara-se para fazer voltar o desporto. Ou pelo menos alguns desportos, como o ténis, o golfe, a equitação, o tiro e o esqui, por exemplo, com abertura ainda para a prova de Fórmula 1 inicialmente marcada para dia 5. Há também planos para o futebol, mas ainda não há datas.
O vice-chanceler e ministro do desporto Werner Kogler anunciou hoje que as citadas modalidades que são compatíveis com distanciamento social poderão regressar dia 1 de maio. No caso do ténis, já se levantaram questões como o agarrar a bola, havendo sugestões de que estas poderão ser assinadas para só serem agarradas por um dos dois tenistas de cada vez.
Há provas, como a Fórmula 1, que contudo terao de ultrapassar as ainda vigentes restrições de viagens para se podetrem efetivamente realizar, embora exista para já esse desejo.
Está previsto que na próxima semana 600 atletas possam retomar as atividades cumprindo o distanciamento social e no futebol (ou noutras modalidades coletivas, como o basquetebol e o andebol, que exigem contacto físico entre atletas) o primeiro passo é o regresso aos treinos, sem decisões quanto ao regresso à competição.
A Áustria tem pouco mais de 14 mil casos de coronavírus e vai em 393 mortes, das quais nove nas últimas 24 horas.