A lançadora do Sporting superou em seis centímetros o recorde que já lhe pertencia.
Corpo do artigo
A atleta Auriol Dongmo (Sporting) melhorou este sábado o recorde nacional do lançamento do peso, ao alcançar 18,37 metros no campeonato de Portugal de atletismo em pista coberta, em Pombal.
"Esta foi uma boa competição, igualei o meu recorde [pessoal], mas ainda tenho muito trabalho para fazer. Vou continuar a trabalhar, com o meu treinador, para lançar mais longe. Quero os mínimos para os Jogos Olímpicos [18,50], para depois conseguir mais", afirmou a lançadora, em declarações à agência Lusa.
A atleta do Sporting, natural dos Camarões, que se naturalizou portuguesa em outubro de 2019, superou em seis centímetros o recorde que já lhe pertencia, estabelecido em 02 de fevereiro, em Rochlitz, na Alemanha (18,31).
Com o quinto lançamento no concurso do peso, Dongmo conquistou o seu primeiro título português em pista coberta e igualou o registo que lhe valeu o recorde dos Camarões, em 2017, no Grande Prémio do Brasil.
Dongmo relegou para a segunda posição Eliana Bandeira (Benfica), que defendia o título, e para a terceira Francislaine Serra (Sporting), que lançaram o peso a 17,39 e 17,19, respetivamente, todas com marcas de qualificação para os Europeus [17 metros], a disputar entre 26 e 30 de agosto, em Paris.
A lançadora, de 29 anos, sagrou-se duas vezes campeã africana, em 2014 e 2016, e conquistou ainda as medalhas de ouro nos Jogos Africanos de 2011 e 2015.