Um total de 15 atletas russos irão participar nos Jogos Olímpicos sob bandeira neutra
Corpo do artigo
Após o Comité Olímpico Internacional (COI) ter aprovado a participação de russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos Paris’2024 numa condição neutra, sem menção aos seus países, um total de 15 atletas da Rússia têm presença confirmada no torneio.
Este lote, em que se destaca o tenista Daniil Medvedev, atual quinto classificado e antigo líder do ranking mundial, é inferior ao que se esperava, já que foram emitidos mais do dobro dos convites, sendo a maioria recusado.
Ao mesmo tempo, o facto de estes atletas terem aceitado participar nos Jogos como neutros também já motivou críticas de algumas federações desportivas na Rússia, com destaque para a presidente da Federação Russa de Ginástica Artística, que se referiu recentemente ao grupo como uma “equipa de vagabundos”.
Já na vila olímpica de Paris, centenas de atletas participaram numa iniciativa que visa promover a paz no mundo, com várias bandeiras e cachecóis a serem exibidos com a mensagem: “Deem uma oportunidade à paz”.
Thomas Bach, presidente do COI, marcou presença no ato e salientou que os atletas são um exemplo ao nível global: “Vocês são os embaixadores da paz do nosso tempo. Competirão ferozmente uns contra os outros e, ao mesmo tempo, convivem pacificamente debaixo do mesmo teto. Estão a enviar uma redonda mensagem de paz desde Paris ao Mundo”, enalteceu.