Portugal, que esta sexta-feira venceu da Eslovénia, continua na luta pelas meias-finais do Euro'2024 de andebol, com a Suécia, detentora do título, a ser a principal rival para esse objetivo, após a derrota diante da Dinamarca.
Corpo do artigo
Os jogos de hoje do grupo II da ronda principal do Europeu permitiram à campeã mundial, a Dinamarca, isolar-se no primeiro lugar, com seis pontos, após bater em Hamburgo a Suécia, por 28-27, no primeiro grande choque do torneio.
A Suécia ainda está em segundo lugar, com quatro pontos, mas apenas segura a posição por melhor saldo de golos em comparação com Portugal, que mais cedo ganhara à Eslovénia, por 33-30.
No outro jogo do dia, a Noruega derrotou os Países Baixos, por 35-32, e passa a ter dois pontos, tal como a Eslovénia, ainda com esperanças de chegar ao terceiro lugar e ao importante jogo pelo quinto lugar final (no cruzamento com o outro grupo), cuja vitória vale a ida ao torneio pré-olímpico.
A Dinamarca, imparável até agora, teve finalmente grandes problemas e só garantiu o triunfo no último minuto de um jogo em que por várias vezes a Suécia esteve melhor, na primeira parte.
Os campeões do mundo já lideravam por 17-15 ao intervalo, nunca descolando depois no marcador, mas também nunca permitindo a recuperação plena dos detentores do cetro europeu.
Com 10 golos na partida, o dinamarquês Mathias Gidsel foi o 'marcador de serviço', com a boa pontaria a valer-lhe o estatuto de MVP.
Quanto a Portugal, voltou a fazer um grande jogo e bateu uma seleção teoricamente mais forte, com 33-30, depois de 18-17 ao intervalo.
Os lusos voltaram a ter em destaque Martim Costa, eleito o homem do jogo (MVP), sendo igualmente o melhor marcador, com 11 golos, bem como os guarda-redes Diogo Rêma e Gustavo Capdeville.
Com vários vice-campeões europeus sub-21, Portugal prossegue uma campanha de grande classe, com quatro vitórias e apenas uma derrota (ante a Dinamarca), apontando para superar a sua melhor classificação de sempre, um sexto lugar.
Uma das seleções vergadas por Portugal nestes Europeus é a Noruega, que parece ter recuperado bem do choque e hoje já ganhou aos Países Baixos, por 35-32, com reviravolta no marcador, após 16-18 ao intervalo.
O guarda-redes norueguês Kristian Saeveras foi eleito o MVP da partida, após um fantástico total de 10 defesas em 31 remates.
No domingo, o programa do grupo II terá um decisivo Portugal-Suécia, em que a vitória dos lusos vale a qualificação para as meias-finais.