Desportivo de Maputo tem receio de viajar de autocarro pela zona centro.
Corpo do artigo
O Desportivo de Maputo anunciou a desistência dos campeonatos moçambicanos de basquetebol, na categoria de juvenis, a terem lugar em Janeiro próximo na província de Tete.
A medida foi tomada pelo receio em fazer viagens de autocarro na região centro do país, na sequência dos vários ataques armados que ali têm ocorrido nos últimos meses.
A insegurança tem afetado dois dos principais corredores rodoviários: a Estrada Nacional 1 (EN1) - que liga o Norte ao Sul de Moçambique - e a Estrada Nacional 6 (EN6) - que liga a cidade da Beira ao Zimbabué.
O último ataque ocorreu no dia 24, quando mais de dez pessoas terão morrido num ataque armado contra três viaturas na zona de Mutindiri-2, distrito de Chibabava, em Sofala. "Atingiram os pneus da frente, eu não consegui mais andar com o autocarro e entrei no mato. É possível que alguns passageiros tenham ficado carbonizados lá dentro", contou o motorista do autocarro.
O conflito entre a Renamo e a Frelimo (os dois principais partidos políticos do país) tem sido apontado como uma das razões para a maioria destes ataques.
O Clube Ferroviário de Maputo também pondera a desistência da citada prova de basquetebol.