Astana entre mais seis equipas do World Tour confirmadas na Volta ao Algarve
Antiga vencedora, por duas vezes, da prova algarvia, equipa volta ao sul do país após um ano de ausência
Corpo do artigo
A cazaque Astana encabeça a lista de mais seis equipas do World Tour confirmadas na edição de 2022 da Volta ao Algarve, informou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Vencedora duas vezes da Algarvia, por Alberto Contador, em 2009 e 2010, a Astana regressa à prova, depois de ter estado ausente em 2021, podendo trazer o colombiano Miguel Ángel López, terceiro classificado em 2020.
A alemã Bora-hansgrohe, que fez segundo lugar em 2020, pelo germânico Maximilian Schachmann, vai estar pelo nono ano consecutivo na Volta ao Algarve.
De França vêm a Cofidis, que tem no plantel o português André Carvalho, e a Groupama-FDJ, com a belga Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux e a norte-americana Trek-Segafredo a também estarem entre as inscritas.
Anteriormente já tinham sido confirmadas as melhores equipas do 'ranking' do World Tour, a belga Quick-Step Alpha Vinyl, a britância INEOS, a neerlandesa Jumbo-Visma e UAE Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, que tem os portugueses João Almeida, Rui Costa, Rui Oliveira e Ivo Oliveira no elenco.
Entre as ProTeams, estão confirmadas a belga Alpecin-Fenix e a francesa Team Arkéa-Samsic, as duas melhores do segundo escalão, tal como as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Euskaltel-Euskadi e a norte-americana Human Powered Health.
A 48.ª Volta ao Algarve terá cinco etapas, de 16 a 22 de fevereiro, mantendo-se o perfil habitual: duas etapas para "sprinters", duas com final em montanha e um contrarrelógio individual.
A edição de 2021, disputada fora das datas habituais, devido à pandemia de covid-19, foi vencida pelo português João Rodrigues, da W52-FC Porto.