
Invernia de junho não arrefeceu os ânimos
A invernia de junho não arrefeceu os ânimos dos participantes da quarta edição da Corrida Urbana de Santa Maria da Feira.
Artur Rodrigues e Helena Sampaio venceram a quarta edição da Corrida Urbana de Santa Maria da Feira, prova noturna de trail urbano realizada no passado sábado. Os atletas do GDC Guilhovai e do AFIS/Ovar demoraram 00:35:13 e 00:46:40, respetivamente, para percorrer o percurso de 10 quilómetros que incluiu estrada, alguns troços com degraus e trilhos de terra enlameada devido à intensa chuva.
Outros dos vencedores da noite foi Tozé Castro (Fiães FC) que levou para casa um vale de 50 euros após ter sido o atleta mais rápido no prémio especial do quilómetro mais rápido, tendo galgado os primeiros 1000 metros em 2"56"". Helena Sampaio, a vencedora da geral feminina, recorde-se, foi também a vencedora nesta categoria, com 3"42"".
O mau tempo não foi suficiente para arrefecer o entusiasmo dos 614 terminadores, a que se juntaram mais cerca de um milhar que alinharam na caminhada de seis quilómetros. O evento regressou ao calendário nacional de provas depois de um interregno de um ano motivado por dificuldades relacionadas com o acerto de datas, uma vez que a Associação de Atletismo de Aveiro não permite que se faça mais de uma prova no distrito, no mesmo dia.
O percurso diversificado incluiu passagens interiores pelo claustro do Convento dos Lóios, Castelo de Santa Maria da Feira, Estádio do Feirense e Academia de Música, para além de passagens pelas ruas do centro histórico da cidade e uma incursão de cross pela mata das Guimbras.
No final, todos os participantes levaram para casa uma pequena Fogaça da Feira, um bolo típico da região. "A fogaça é considerada a nossa medalha", confidenciou Rui Lopes, um dos organizadores.
