Inédito: entre os quatro maiores candidatos ao título mudaram quatro jogadores e três treinadores! FC Porto lutará pelo 26.º título tendo só um reforço de 16 anos, Oliveirense terá Nuno Resende com o plantel que era de Edo Bosh e este tem uma única cara nova no Sporting. Só o Benfica mudou a valer.
Corpo do artigo
O regresso dos açorianos do Candelária ao Campeonato Placard vai ficar bem assinalado esta noite, pois vão abrir a competição recebendo o Murches, num dia em que o hóquei em patins estará concentrado na Supertaça, a jogar em Odivelas entre FC Porto e Barcelos. Por sinal as duas equipas do jogo mais importante da ronda, adiado para quarta-feira. E o autointitulado melhor campeonato do mundo vai continuar com um calendário alterado na segunda jornada, pois a Taça Continental, envolvendo Sporting e Oliveirense, adiará Benfica-Sporting e FC Porto-Oliveirense.
As mudanças de calendário - e o arranque intenso para as principais equipas - pouco afetarão os favoritos, que partem com poucas mudanças nos plantéis, ao contrário das equipas técnicas. Se no campeão FC Porto praticamente tudo ficou igual - Tomás Santos, de 16 anos, é reforço para o futuro -, nos seus maiores rivais os treinadores são novos. Edo Bosch vai ter o Sporting de Alejandro Dominguez (só entrou Roc Pujadas, ex-FC Porto), Nuno Resende trocou o Benfica pela Oliveirense que era de Bosch e na Luz, sendo poucas, as mudanças foram de monta. O novo técnico, Edu Castro, é um histórico do Barcelona (18 anos, nos últimos sete ganhando todas as competições) e com ele regressou João Rodrigues, acompanhado de Pau Bargalló, considerado o melhor jogador da atualidade e já eleito MVP na Elite Cup, ganha pelos encarnados. Da Luz saíram duas referências, Carlos Nicolia e Pablo Álvarez.
Se o quarteto candidato ao título é o mesmo das meias-finais da última época, Sporting de Tomar, Barcelos e Valongo também são óbvios favoritos ao play-off, havendo mais um lugar à mercê dos restantes e com a Sanjoanense, equipa mais prometedora entre as promovidas, a ser das interessadas.
FC Porto e Barcelos em Odivelas
FC Porto e Óquei de Barcelos decidem hoje (17h30), no Multiusos de Odivelas, a 40.ª edição da Supertaça, uma prova predileta dos portistas, que venceram 23 vezes, contra nove do Benfica e quatro do rival minhoto. A equipa de Rui Neto poderá estrear a novidade Pol Manrubia, espanhol que deixou o Benfica, e terá um histórico a seu favor: defrontou os portistas quatro vezes e só perdeu uma, e por falta de comparência. Em contrapartida, a última presença foi mesmo a do último desses triunfos, em 2004. As duas equipas bateram-se na Elite Cup, com 6-1 favorável aos portistas.