Arranca hoje a 50.ª edição da Volta ao Algarve: Evenepoel é a maior estrela
Volta ao Algarve arranca hoje com uma lista de inscritos de luxo, mas o belga é favorito ao terceiro triunfo. Wout van Aert e Sepp Kuss querem etapas, tal como a UAE Emirates de Hirschi e Morgado, restando a Ineos, com Pidcock, Arensman, Ganna e um Thomas que será homenageado para enfrentar o belga.
Corpo do artigo
Com 22 corredores do top-100 mundial e 15 campeões nacionais em título, a 50.ª Volta ao Algarve parte esta quarta-feira com um dos melhores elencos da sua história, mas tendo um claro favorito, Remco Evenepoel. O belga de 24 anos, que no sábado passado abriu a época vencendo com pompa a Figueira Classic, tem todas as qualidades para somar o terceiro triunfo na mais sonante das provas portuguesas, ao ponto de parecer intimidar os rivais.
“É raro a Visma alinhar sem ambições à geral, mas esta será uma prova dessas. Vamos em busca de etapas e boas sensações”, diz Van Dongen, diretor-desportivo da equipa neerlandesa, que ao ter Sepp Kuss e Wout van Aert parecia bem apetrechada para as características da Algarvia, com um contrarrelógio em Albufeira a pesar muito entre duas etapas de montanha que completam as decisões. “Vou procurar a boa forma, sem ambições”, admite Van Aert.
Se a antiga Jumbo só venceu uma vez no Algarve (2017, com Roglic), tal como a UAE Emirates (2019, com Pogacar), outra que buscará etapas com Marc Hirschi, Isaac del Toro, António Morgado e Rui Oliveira, por faltar João Almeida, resta a Ineos para dar luta à Soudal-Quick Step. Os britânicos contam cinco triunfos, dois com Geraint Thomas, que vai ser homenageado pela organização, e terão ainda Filippo Ganna (segundo em 2023), Tom Pidcock e Thymen Arensman como hipóteses face a Evenepoel. Mas este, na equipa que já alinhou 18 vezes e ganhou cinco, sabe ao que vai. “Conhecemos bem a corrida, que é semelhante todos os anos, e temos uma boa equipa”, assume Tom Steels, o diretor-desportivo.
Os 175 ciclistas, de 25 equipas, 13 das quais no WorldTour, terão 200,8 quilómetros para percorrer desde Portimão, onde a partida simbólica será dada às 11:35.
Em Vila do Bispo, ao quilómetro 161,2, está instalada a única meta volante do dia, que é antecedida pela contagem de quarta categoria de Aldeia dos Matos (37,6) e pela terceira de Nave (96,5).
A chegada à Avenida dos Descobrimentos, em Lagos, está prevista para as 16:46.