"As Voltas do Impossível" é a nova prova de ultra trail que vai trilhar a Serra da Freita, em Arouca. Só há 50 vagas e a organização avisa que vai ser muito exigente, se não impossível. Seleção de vagas será feita através do currículo desportivo e de uma declaração de intenções.
Corpo do artigo
"As Voltas do Impossível" é a nova prova de ultra trail que vai nascer na Serra da Freita, nas imediações da povoação de Rio de Frades, em Arouca, em 23 de maio (data a confirmar).
A organização, a cargo da Confraria Trotamontes e com o apoio do município de Arouca, promete uma corrida de montanha muito dura, com um percurso circular de 21 quilómetros (1500 metros de desnível cada uma), em cinco voltas, até perfazer os 105 quilómetros, dentro do limite de 15 horas.
O período de inscrições está a decorrer e serão aceites apenas 50 participantes que serão escolhidos de acordo com o currículo desportivo e por uma avaliação de intenções por parte da organização. Os escolhidos serão notificados através de "uma carta de condolências".
O responsável pelo desenho dos trilhos é João Moutinho, considerado o pai do trail em Portugal, e o formato da prova vai buscar a inspiração ao formato da "Barkley Marathon", uma prova de corrida de montanha de Tennessee, nos Estados Unidos. No entanto, "As Voltas do Impossível" lusitana pretende homenagear os "trail runners" de outros tempos, que o faziam pela sobrevivência nas suas explorações mineiras de volfrâmio de Rio de Frades, local de onde vai partir a corrida.
A partida vai ocorrer depois da meia-noite, através da ignição de uma lanterna de petróleo e durante o percurso os participantes vão recolher 13 caixas com livros de guias de transporte que servirão como comprovativo de passagem pelo local. Os atletas que conseguirem terminar terão os seus nomes imortalizados numa rocha de xisto.