A confirmarem-se os 520 milhões de euros pela mudança para o LIV Golf, Rahm terá assinado o maior acordo da história do desporto. Espanhol de 29 anos irá trocar o americano PGA e o europeu DP World Tour pela liga saudita que paga milhões e vai superar no golfe o que investe em Ronaldo, Neymar ou Benzema.
Corpo do artigo
Não é só no futebol que o polémico fundo soberano da Arábia Saudita (Public Investment Fund) tem investido alguns dos 721 mil milhões de euros que se diz movimentar. Além da compra do Newcastle, e de levar estrelas como Cristiano Ronaldo, Neymar e Benzema para o campeonato saudita, também criou o LIV Golf, um campeonato que tem desviado várias das maiores estrelas da modalidade e que vai atingir nos próximos dias mais um marco histórico: o espanhol Jon Rahm, de 29 anos, foi contratado por valores ainda por revelar, mas que se consta atingirem os 520 milhões de euros. Poderá ser o acordo mais elevado na história do desporto, pois aquele que ocupa o topo da tabela, o de Lionel Messi no Barcelona, resulta da soma de várias renovações.
De organização saudita, mas com 14 torneios por todo o mundo, o LIV Golf - lê-se 54, pois utiliza a numeração romana para designar o números de buracos de cada prova -, é um misto entre competição individual e por equipas, que este ano foram 12, de quatro jogadores cada. O norte-americano Talor Gooch venceu e embolsou 36,7 milhões de euros em prémios, mas o que cativou jogadores como Dustin Johnson, Sergio García, Martin Kaymer ou Graeme McDowell foram cachês milionários. Johnson escandalizara ao deixar o PGA Tour e o DP World Tour (European Tour) por 140 milhões de euros, valor que Rahm, atual número três mundial - foi líder em 2020 - e vencedor de US Open em 2021 e Masters este ano, vai arrasar.
“Estou orgulhoso por me juntar ao LIV Golf e fazer parte de algo novo que está a fazer crescer o desporto. É uma grande oportunidade”, comunicou Rahm, que deixou o resto do mundo do golfe abalado. “Precisamos dele”, disse o irlandês Rory McIlroy, a pensar na Ryder Cup, que perderá o espanhol se os regulamentos não mudarem.