O ciclista português António Morgado segurou este sábado a liderança da geral do Giro della Lunigiana, corrida para seleções jovens, ao ser segundo na terceira etapa, ganha pelo francês Paul Magnier.
Corpo do artigo
Magnier cumpriu os 97,9 quilómetros entre Pontremoli e Fivizzano em 2:21.16 horas, o mesmo tempo de Morgado, enquanto o belga Vlad van Mechelen foi terceiro, a três segundos.
A movimentação decisiva foi de Van Mechelen, que atacou no final, mas acabou ultrapassado pelos dois homens mais rápidos já nos últimos metros, depois do trabalho da seleção nacional em controlar o pelotão, primeiro, e depois "encurtá-lo", impondo um ritmo alto a caminho da meta.
Na geral, o chefe de fila luso tem oito segundos de vantagem para Magnier, que é segundo, e 17 para o eslovaco Tomas Sivok, terceiro, após um dia em que Gonçalo Tavares entrou no top 10, para 10.º, a 2.44 minutos do colega de equipa.
Num dia em que Daniel Lima abandonou, devido a queda, José Bicho chegou ao 35.º posto, Tiago Nunes ao 54.º e João Martins ao 103.º.
No domingo, a quarta e última etapa liga Ceparana a Casano em 102,4 quilómetros, com duas contagens de montanha de primeira categoria a testarem as credenciais de António Morgado à vitória final.