Antigo selecionador brasileiro condenado a 109 anos de prisão por abusos sexuais
Fernando de Carvalho Lopes, antigo selecionador da equipa masculina de ginástica do Brasil, foi condenado por abusar sexualmente de quatro ginastas, incluindo pelo menos um menor.
Corpo do artigo
Fernando de Carvalho Lopes, antigo selecionador da equipa masculina de ginástica do Brasil, foi condenado a 109 anos e oito meses de prisão por ter abusado sexualmente de quatro ginastas, incluindo pelo menos um menor.
A sentença foi anunciada esta terça-feira pelo Globoesporte, que teve acesso aos documentos do processo protegido pelo segredo de justiça brasileiro e revelou que um dos quatro denunciantes tinha 13 anos de idade na altura em que ocorreram os abusos.
O escândalo em questão saiu a público em 2016, na véspera dos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro, e levou ao afastamento imediato de Fernando Lopes do cargo que exercia.
A juíza que decretou a sentença sublinhou que o treinador deverá cumpri-la num regime cerrado de encarceramento, devido "à seriedade e atrocidade do crime cometido pelo acusado, que foi executado durante um longo período de tempo e em que tirou proveito do seu status e da autoridade que exercia".
Apesar de a juíza ter apenas aceite as denúncias de quatro ginastas, existem mais de 40 atletas que admitiram terem sido vítimas de abusos sexuais por parte do técnico, alegadamente ocorridos entre 1999 e 2016 em São Paulo.
A condenação a Fernando Lopes é passível de recurso, com o técnico a poder ficar em liberdade até que a decisão final do caso seja conhecida.
15222736
15224924