Treinador natural de Esmoriz também vai orientar na próxima época o Volley Mulhouse Alsace, uma das mais fortes equipas do campeonato francês
Corpo do artigo
André Sá é o novo treinador da seleção finlandesa de seniores femininos de voleibol. Natural de Esmoriz, o técnico de 43 anos, que orienta equipas do campeonato francês desde 2016 - vai treinar o Volley Mulhouse Alsace na próxima época e está agora no Nancy -, sucede ao finlandês Tapio Kangasniemi (entre 2014 e2022) e ao suíço Nikolas Buser (de 2023 a 2024).
Tapio Kangasniemi, que é o actual director desportivo da Federação Finlandesa de Voleibol, afirmou que, entre os 30 candidatos, o novo treinador convenceu de muitas maneiras: “André destacou-se claramente pela sua paixão e pelo seu desejo de melhorar continuamente o seu trabalho, tanto no que diz respeito às jogadoras como ao próprio voleibol finlandês. Para além disso, o bom trabalho que realizou esta época no Nancy tornou a sua escolha ainda mais forte”, justificou.
O próximo Verão tem agendados apenas dois jogos da fase de qualificação para o Campeonato da Europa, mas haverá grandes desafios nos próximos anos. “Toda a gente que faz parte do projeto deve contribuir para o seu melhoramento e crescimento. Acredito firmemente que o trabalho árduo, aliado à qualidade e ao compromisso, é a chave para o sucesso. Candidatei-me a este cargo porque vejo um enorme potencial de desenvolvimento nesta selecção finlandesa, que já demonstra sinais promissores. Assumo esta responsabilidade com orgulho e determinação. O processo de escolha do selecionador foi claro e objectivo, permitindo-me compreender a paixão e os objetivos de ambas as partes. Sei que o desenvolvimento leva tempo, e estou preparado para seguir todas as etapas necessárias para alcançar a excelência. Acredito que, juntos, poderemos levar a Finlândia a grandes torneios, como o Europeu e o Campeonato do Mundo, e melhorar a sua classificação. A selecção possui uma mistura valiosa de jogadoras experientes e jovens talentosas, o que me deixa muito otimista“, salientou André Sá, que na época de 2025/2026 será igualmente treinador principal do Volley Mulhouse Alsace, uma das mais fortes formações do campeonato feminino francês.
André Sá, que jogou voleibol durante 20 anos e é treinador há 16, começou a sua carreira de treinador no campeonato português, de 2009 a 2012, orientando a equipa masculina do Esmoriz Ginásio Clube. Desde então, orientou com sucesso equipas femininas na Noruega, Alemanha e França.