
André Ramos (2E) em ação frente ao atleta da Eslováquia Tomas Kral (2D)
LUSA
Todos os outros sete atletas lusos que participaram nas provas individuais foram eliminados de Tóquio
André Ramos foi esta segunda-feira o único dos oito portugueses que competiram nos torneios individuais de boccia dos Jogos Paralímpicos Tóquio'2020 a passar aos quartos-de-final, somando três vitórias na fase de grupos da classe BC1. Na derradeira jornada, Ramos venceu o japonês Yuriko Fujii, por 5-1, e garantiu um lugar nos "quartos", agendados para esta terça-feira, onde defrontará Mikhail Gutnik, do Comité Paralímpico Russo. Caso vença, o atleta português disputa, no mesmo dia, o jogo das meias-finais, que lhe poderá garantir um lugar na luta pelas medalhas.
José Macedo, detentor de seis medalhas paralímpicas, não conseguiu a passagem aos quartos-de-final do torneio de BC3, prova na qual foi medalha de bronze nos Jogos Londres'2012 e Rio'2016 e ouro em Sydney'2000. Depois de ter vencido os dois primeiros jogos do grupo B, José Macedo perdeu com Yuen Kei Ho, de Hong Kong, por 3-1 e terminou a poule na terceira posição.
Também em BC3, Ana Sofia Costa foi afastada do torneio ao somar a terceira derrota na competição, ao ceder perante o japonês Kazuki Takahashi, por 3-2, tal como Avelino Andrade, que foi derrotado por 4-3, pelo grego Grigorios Polychronidis.
Na classe BC4, Carla Oliveira não superou Ximei Lin, da China, perdendo, por 6-2, e somando a terceira derrota no torneio, enquanto em BC2 Cristina Gonçalves, que averbou dois triunfos nas primeiras jornadas, foi derrotada, por 6-1, pelo japonês Hidetaka Sugimura e falhou a presença nos quartos-de-final.
Também em BC2, Abílio Valente foi derrotado por Hiu Lam Yeung, de Hong Kong, por 4-3, e Nelson Fernandes fechou a participação em individuais com uma vitória sobre a brasileira Natali Faria, por 3-1, insuficiente, porém, para passar à fase seguinte do torneio.
Após concluídas as competições individuais de boccia, iniciam-se as de equipas BC1/BC2 e pares BC3 e BC4, nas quais Portugal estará representado.
Ao sexto dia de competição, Portugal soma uma medalha de bronze, conquistada por Miguel Monteiro na final do lançamento do peso F40, e seis diplomas.
