Alrashidi conquista o bronze, mas precisa de ir aos Jogos de 2036 para bater um recorde

Bronze medallist Kuwait's Abdullah Alrashidi celebrates on the podium after the mens skeet final during the Tokyo 2020 Olympic Games at the Asaka Shooting Range in Tokyo on July 26, 2021. (Photo by Tauseef MUSTAFA / AFP)
AFP
Para bater o recorde do atleta mais velho a conquistar uma medalha, Abdullah Alrashidi precisa de chegar aos Jogos Olímpicos de 2036
Poderia pensar-se que Abdullah Alrashidi é o mais velho dos medalhados de toda a história dos Jogos Olímpicos. Afinal, tem 57 anos. Na verdade, celebrará 58 a 23 de agosto. Mas, analisando melhor, o atirador do Kuwait está longe de ser o mais velho dos medalhados de toda a história dos Jogos Olímpicos.
Medalha de bronze na disciplina de skeet, prova cuja final decorreu esta segunda-feira, Alrashidi repetiu o feito do Rio'2016, quando também foi o terceiro classificado. Mas, tal como há cinco anos, o atleta apenas passou a figurar entre os mais velhos a conquistar uma medalha.
A verdade é que para bater o recorde do atleta mais velho a conquistar uma medalha, Abdullah Alrashidi precisa de chegar aos Jogos Olímpicos de 2036, ano em que terá 73 anos. Só assim baterá o sueco Oscar Swahn, mecalha de prata em Antuérpia'1920, com 72 anos.
Swahn também era atirador, mas numa disciplina que não figura no programa olímpico desde 1924: o duplo tiro ao veado. Na altura, os atletas utilizavam uma espingarda para apontar a um veado metálico a uma distância de 100 metros.
