Australiano da Israel-Premier Tech frustrou o trabalho da UAE Emirates com um ataque vitorioso no último quilómetro. Português é 49.º da geral
Corpo do artigo
Nick Schultz, australiano de 29 anos da Israel-Premier Tech, é o primeiro líder da 103.ª edição da Volta à Catalunha, após vencer com alguma surpresa uma primeira etapa controlada pela UAE Emirates, que colocou Tadej Pogacar na segunda posição.
A tirada de abertura, tendo 173,9 km com partida e chegada a Sant Feliu de Guíxols, foi dominada pela UAE Emirates, que anulou a fuga do dia antes do Alt de Sant Grau (subida de 8,1 km inclinados a 4%), a última subida do dia, capaz de fazer algumas diferenças.
Marc Soler reduziu o pelotão a subir, para João Almeida impressionar ao ditar um ritmo forte na descida até perto da meta. O objetivo era dar o triunfo a Tadej Pogacar, pois a reta final era num local inclinado.
A estratégia da equipa de Almeida falhou por pouco, devido a um ataque de Nick Schultz à entrada do último quilómetro. O australiano conseguiu uma centena de metros de vantagem, suficientes para resistir, por muito pouco, à aceleração final de Pogacar, que quase o alcançou.
A etapa ficou ainda marcada por uma queda já na reta da meta, envolvendo, entre outros, Egan Bernal. João Almeida, atrasado pelo acidente, chegou em 48.º, a 31 segundos, que lhe foram descontados mais tarde, pelo que é o 49.º da geral, a 10 segundos do líder.
O colombiano da INEOS, que terminou mais de três minutos depois, também teve esse atraso anulado, subindo a quarto da geral, pois bonificou num dos sprints de passagem, no qual bateu Pogacar.
A segunda etapa vai ter, esta terça-feira, 185,6 quilómetros iniciados em Mataró, mas finalizando na subida de categoria especial a Vallter 2000.