Piloto da equipa vimaranense Old Friends Rally garantiu o título nos SSV devido à ausência do rival italiano Enrico Gaspari no Rali de Marrocos
Corpo do artigo
Depois da vitória no Rally Raid Portugal entre os pilotos que pontuavam para o Mundial, Alexandre Pinto juntou-se ao seu navegador, Bernardo Oliveira, e conquistou o World Rally Raid Championship na categoria dos SSV. Ao contrário do co-piloto, que festejou logo o título, o jovem de Fafe ainda dependia do resultado do italiano Enrico Gaspari no Rali de Marrocos. Este informou ontem que não participará na última prova da época, permitindo a festa total à equipa Old Friends Rally, de Guimarães.
A diferença de Pinto para o seu mais direto adversário era bastante folgada, mas matematicamente o título só agora ficou garantido, sendo Alexandre Pinto o primeiro piloto português a conquistar um título mundial W2RC.
"Neste momento há um misto de emoções. É um título que faz olhar para trás, para toda a dedicação, esforço e empenho, para todo o fantástico trabalho feito pelo Old Friends Rally Team. Todos os elementos da equipa são importantes e todos têm e tiveram um papel fundamental nesta vitória, nesta conquista. Muitas vezes abdicámos de muitos aspetos das nossas vidas para nos dedicarmos a este projeto. Há muito trabalho por trás e é por isso, com grande emoção, que vemos o nosso esforço recompensado. Se há algo que retiramos desta aprendizagem é que o esforço é sempre recompensado. Vemos agora o nosso trabalho dar frutos, o que nos traz muita motivação até para a vida. Somos os primeiros portugueses a vencer no Campeonato do Mundo de Rally Raid e logo em ano de estreia. Não podíamos estar mais felizes. É uma motivação enorme", comentou Pinto, que fez as três primeiras etapas do W2RC com um Can-Am Maverick e compete agora de Polaris RZR Pro.
De recordar que Alexandre Pinto teve um arranque de época brilhante, com uma vitória em SSV no Dakar Rally, a primeira etapa do Campeonato do Mundo, competição cuja liderança confirmou no Abu Dhabi Desert Challenge e depois no South African Safari Rally, duas corridas onde também subiu ao pódio. No Rally Raid Portugal venceu todas as etapas, totalizando até ao momento 14 medalhas de vitórias em etapas.
O piloto segue agora rumo a Marrocos, uma competição que venceu no ano passado, sendo estreante e ganhando aí o importante Wild Card para o Dakar, ao qual regressará em janeiro de 2026.