Alessandro Zanardi com "melhorias clínicas significativas" após acidente em junho

(FILES) In this file photograph taken on April 2, 2017, former racing driver and paracyclist, Italian Alex Zanardi takes part in the 23rd Marathon of Rome. - Ex-Italian Formula One driver Alex Zanardi, who won four Paralympic gold medals after having both legs amputated in a motor racing accident, was seriously injured on June 19, 2020, in a crash while competing in a handbike race in Italy. (Photo by Andreas SOLARO / AFP)
AFP
Zanardi estava a participar numa prova de exibição de paraciclismo quando perdeu o controlo da sua "handbike" (triciclo manual controlado com as mãos) e invadiu a faixa contrária da estrada numa curva, colidindo com um camião que seguia em sentido inverso e tendo ficado sob o veículo pesado
O italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 e vencedor de quatro medalhas de ouro paralímpicas, regista "melhorias clínicas significativas", após o acidente sofrido em 19 de junho durante uma prova exibição de paraciclismo, informou esta quarta-feira o hospital.
Zanardi estava a participar numa prova de exibição de paraciclismo quando perdeu o controlo da sua "handbike" (triciclo manual controlado com as mãos) e invadiu a faixa contrária da estrada numa curva, colidindo com um camião que seguia em sentido inverso e tendo ficado sob o veículo pesado.
O Hospital San Raffaele, em Milão, refere que Alessandro Zanardi, de 53 anos, "está em tratamento semi-intensivo na Unidade Operacional de Neurorreanimação", após as várias operações realizadas e um período nos cuidados intensivos, e tem respondido ao tratamento com "melhorias clínicas significativas".
No mesmo dia do acidente, em 19 de junho, Zanardi foi submetido a uma delicada operação de neurocirurgia no hospital Le Scotte, em Siena, que durou três horas. Em julho, voltou a ser operado para tratar algumas complicações tardias derivadas da lesão na cabeça.
O antigo piloto competiu em Fórmula 1 desde 1991 a 1994, e em 1999, pelas equipas Jordan, Lotus, Minardi e Williams, mas em 2001, na Fórmula Indy, teve um acidente que obrigou a amputação de ambas as pernas, acima do joelho, e a mudar de vida.
Depois do acidente na Fórmula Indy, 'Alex', como é conhecido em Itália, prosseguiu a carreira de piloto no WTCC e nas provas de Resistência, com um carro adaptado, antes de se dedicar ao paraciclismo, que o levou a conquistar quatro medalhas de ouro paralímpicas e 12 títulos mundiais.
