AMA notificou o organismo português que, em 2016, já tinha sido alvo de suspensão
Corpo do artigo
A Agência Mundial Antidopagem (AMA) retirou a acreditação ao Laboratório de Análises Antidopagem de Lisboa por incumprimento das regras internacionais aplicadas aos laboratórios.
O laboratório de Lisboa, que já tinha sido suspenso, foi notificado pela AMA na passada segunda-feira e está impedido de realizar controlos antidoping para organizações com ligações à AMA.
A 15 de abril de 2016 já tinha sido suspenso por seis meses, período posteriormente alargado a um ano, após o qual a AMA terá verificado a continuação de irregularidades e por isso abriu um processo disciplinar para retirar definitivamente a acreditação ao laboratório lisboeta..
Baseada numa recomendação, a AMA tinha decidido não retirar de imediato a acreditação, mas manter a suspensão, esperando que fosse assegurada a fiabilidade das análises no nível previsto para os laboratórios internacionais.
Após múltiplas atualizações, em dezembro de 2017 foi considerado que o laboratório de Lisboa continuava a não funcionar nos níveis exigidos, o que originou uma recomendação ao comité executivo da AMA que no passado dia 18 votou a retirada da acreditação.