Agate Sousa muito feliz com a 50.ª medalha portuguesa em Universíadas
Corpo do artigo
Agate Sousa assumiu a felicidade com a conquista do título de campeã do mundo universitária no salto em comprimento, com a 50.ª medalha portuguesa de sempre e a primeira de ouro na edição de 2025, na Alemanha.
“Olá, portugueses, somos campeões do mundo universitário. Estou muito feliz por esta medalha. É a primeira vez que estou num campeonato destes. Gostava de agradecer à FADU, à equipa, por tudo o que nos têm proporcionado e quero apoiar o apoio dos portugueses”, disse Agate Sousa, ainda na pista, logo após o concurso.
A saltadora lusa conquistou o título ao saltar 6,70 metros no terceiro ensaio, impondo-se à chinesa Xiong Shiqi (6,68) e à colombiana Natalia Linares (6,67), segunda e terceira classificadas, respetivamente.
Esta foi a segunda medalha da comitiva lusa nestas Universíadas, depois da prata da nadadora Francisca Martins, nos 800 metros livres.
Portugal soma um total de 50 medalhas (18 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze).
Na última edição das Universíadas, em Chengdu2021, disputadas em 2023, Portugal conseguiu os melhores resultados de sempre, com sete pódios, destacando-se as medalhas de ouro de João Coelho (400 metros), Mariana Machado (5.000 metros) e Gabriel Lopes (200 metros estilos).
Camila Rebelo sagrou-se vice-campeã nos 100 e 200 metros costas, assim como Décio Andrade, no lançamento do martelo, e Eliana Bandeira, no peso.
A edição de 2025 está a decorrer na área metropolitana de Rhine-Rhur, na Alemanha, em seis cidades (Bochum, Duisburgo, Essen, Mülheim, Berlim e Hagen).