Afonso Silva conserva a amarela no GP O JOGO/Leilosoc após vitória de Pedro Pinto
GP O JOGO/Leilosoc termina no domingo
Corpo do artigo
Pedro Pinto, da Efapel, venceu isolado este sábado a quarta etapa do GP O JOGO/Leilosoc, em Castanheira de Pera. Rafael Reis foi segundo, na frente do pelotão, que apanhou o grupo de fugitivos. Afonso Silva (AP Hotels-Tavira) conserva a camisola amarela.
O vencedor da etapa fez uma média de 38,16 km/h, dando à Efapel a segunda vitória de etapa consecutiva no 13.º Grande Prémio O JOGO/Leilosoc. Pedro Pinto deixou Rafael Reis, da Anicolor-Tien21, a 51 segundos, com Jorge Gálvez, da Aviludo-Louletano, a ser terceiro, com mais um segundo e o mesmo tempo de Afonso Silva, que terminou no 14.º posto.
A AP Hotels-Tavira fez mais uma bela defesa da camisola amarela de Afonso Silva, que este domingo vai partir para a última etapa, em Paredes, tendo 26 segundos de vantagem sobre Pedro Silva (Anicolor-Tien21), 32 segundos para Emanuel Duarte (Credibom-LA), 36 segundos em relação a Artem Nych (Anicolor-Tien21) e 42 segundos para Tomas Contte (Aviludo-Louletano) pois o vento frontal revelou-se fatal para a maioria dos ataques. Restou Pedro Pinto, que também devido às condições difíceis protagonizou uma bela façanha e festejou, aos 24 anos, a vitória mais importante da sua carreira.
Resta uma etapa, a mais longa e difícil, com 162,1 km em Paredes, entre as 12h00 e as 16h20. Haverá duas montanhas pontuáveis, nos últimos 50 km, mas a tirada será um verdadeiro carrossel de subidas, com 3500 metros de acumulado. Será a última oportunidade para as outras equipas tentarem destronar Afonso Silva, mas a forma eficaz como a AP Hotels-Tavira tem defendido o seu alentejano faz dele o maior favorito à conquista da corrida.
Na geral, Afonso Silva mantém a liderança, com 26 segundos de avanço sobre Pedro Silva (Anicolor-Tien 21) e 32 sobre Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), vencedor do Grande Prémio O Jogo na última temporada.
A Efapel lidera por equipas, o espanhol Raúl Rota (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é o melhor na classificação por pontos, com Diogo Gonçalves (Feirense-Beeceler) a ser o líder da montanha e Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a ser o melhor jovem.
No domingo, corre-se a quinta e última etapa, com 162,1 quilómetros a decidirem o vencedor, num percurso com partida e chegada em Paredes.