Cofidis também formalizou proposta, mas a formação Bahrain-Victorious foi mais rápida a garantir o talento português, logo a seguir à Volta a Portugal.
Corpo do artigo
Afonso Eulálio, que representa a ABTF-Feirense e este ano vestiu seis dias de amarelo na Volta a Portugal, vai mudar-se para a Bahrain-Victorious, do World Tour, a partir da próxima temporada, confirmou O JOGO.
Como foi possível apurar, o figueirense de 22 anos já era seguido há mais de um ano por equipas do escalão máximo mundial, com duas a formalizar o seu interesse: a francesa Cofidis e a Bahrain. Esta foi mais rápida e chamou Eulálio a fazer testes e a fechar contrato logo após a Grandíssima.
A transferência é uma boa novidade para o ciclismo nacional, pois, nas últimas duas décadas, só Sérgio Paulinho (da LA-Pecol para a Liberty) e Tiago Machado (do Boavista para a RadioShack) alcançaram uma mudança direta de uma equipa profissional portuguesa para o World Tour.
Afonso Eulálio vai ser o primeiro português na Bahrain, equipa patrocinada pelo estado, mas dirigida por dois eslovenos e que se encontra em transformação: já teve chefes de fila veteranos, mas agora aposta em jovens como Antonio Tiberi ou o recém-contratado Lenny Martinez.
Por isso, ainda que o português diga que vai para ser gregário, a nova política da equipa pode abrir-lhe espaço para brilhar.
Com a chegada de Eulálio ao World Tour, sobe para oito o número de portugueses ao mais alto nível.