A tecnologia foi utilizada de forma experimental num torneio da Associação que juntou oito equipas, no passado fim de semana.
Corpo do artigo
A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) organizou no passado fim de semana um torneio de futsal que reuniu oito equipas e contou de forma experimental com a utilização do Sistema de Vídeo Suporte à Arbitragem, mais conhecido como VAR.
A tecnologia, habitualmente utilizada no futebol profissional, foi introduzida de forma inédita nos jogos de atribuição do quinto e sexto lugar e na final do torneio, disputado no Pavilhão Municipal de Baguim do Monte, em Gondomar, pelo Alfa, Pinheirense, Areias, Maia, Granja, Escolas de Gondomar e Freixieiro.
Gustavo Pereira, presidente da Academia Albino Nogueira, declarou o uso do VAR nessas partidas como um "sucesso", congratulando-se pelo passo inovador que foi dado no âmbito do futsal.
"Fizemos história ao, pela primeira vez, utilizarmos o Sistema de Vídeo Suporte à Arbitragem. O VAR foi utilizado em dois jogos, tendo sido desafiadas quatro decisões das equipas de arbitragem. O instrumento permitiu confirmar duas decisões de campo tomadas corretamente e revertido duas outras [dois golos precedidos por infração]. Isto demonstrou a mais-valia da ferramenta na preservação da verdade desportiva", afirmou o dirigente, em declarações aos meios da AF Porto.
16941237
16941347