Advogados de Brittney Griner recorrem da sentença para reduzir pena de nove anos
Basquetebolista norte-americana foi condenada a nove anos de prisão, na Rússia, por posse e tráfico de droga
Corpo do artigo
Os advogados da basquetebolista norte-americana Brittney Griner, condenada há semanas a nove anos de prisão na Rússia por alegada posse e tráfico de drogas, apresentaram um recurso.
A poste dos Phoenix Mercury, duas vezes campeão olímpica, foi condenada no dia 4 de agosto depois de ter sido detida no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscovo, em fevereiro, com supostamente óleo de canabis e vaporizadores. Na fase em que a prova parou nos Estados Unidos, na WNBA, Brittney Griner atuou numa equipa de Ekaterimburgo.
As agências de notícias russas deram conta do apelo dos advogados da atleta, mas sem especificar os motivos. Depois vieram esclarecer que consideraram a pena excessiva, pois em casos semelhantes a pena costuma ser de cinco anos com um terço em liberdade condicional.
O caso tem dominado as notícias nas últimas semanas e chegou-se a falar de uma proposta de troca de Brittney e Paul Whelan (detido há 15 anos na Rússia por espionagem), por Viktor Bout (traficante de armas detido nos Estados Unidos), uma questão que ainda está a ser conversada diplomaticamente.
15095613
15095317