A primeira fase da competição decorre entre os dias 10 e 13 de abril e envolve os escalões juvenil e júnior
Corpo do artigo
O Acro Clube da Maia (ACM) estará em destaque a partir desta quinta-feira, 10 de abril, na Competição Europeia por Idades de Ginástica Acrobática, que se realiza no Luxemburgo. O clube português vai estar representado com dois trios e um par femininos, todos integrados na Seleção Nacional.
Na comitiva do ACM seguem as atletas Olga Oliveira, Beatriz Ribeiro e Sofia Babo, que competem no escalão júnior (youth), Camila Vieira, Benedita Leite e Leonor Ferreira, bem como o par composto por Beatriz Martins e Inês Babo, todos estes últimos no escalão juvenil (pre-youth). A equipa técnica será liderada pelos treinadores Carolina Dias, João Maia e Úrsula Martins.
Olga Oliveira, de 16 anos, já sabe o que é competir a este nível. A base do trio júnior participou na edição de 2021, em Itália, ainda como volante, e destaca o desafio da competição: “Estar aqui é uma experiência incrível, mas que exige uma concentração muito elevada para tentar atingir a melhor classificação possível e simultaneamente tentar aproveitar ao máximo esta semana.”
Para as restantes ginastas do ACM, com idades entre os 12 e os 17 anos, esta será a estreia absoluta em provas internacionais oficiais. A mais jovem da delegação é Inês Babo, de apenas 12 anos — nove minutos mais nova do que a irmã gémea, Sofia Babo, que também estará em prova. “Estou feliz por ter conseguido chegar até aqui e, no meio de toda esta felicidade, sinto aquele nervosismo natural de pré-competição, por sentir que está um País e a Europa inteira a ver. No entanto, sinto-me confiante porque treinei muito e, por isso, sinto-me preparada”, afirmou.
O treinador João Maia sublinha a exigência e o valor formativo desta competição: “Foram cerca de sete meses e meio de preparação, muitas horas semanais, conciliação com a vida escolar, um processo de apuramento muito exigente e agora vão competir contra os seus pares europeus ao mais alto nível. Estamos muito orgulhosos deste grupo. O sucesso seria competirem ao seu mais alto nível, com esquemas sem falhas — no fundo, ao nível do que têm feito nos treinos até agora. Vai ser uma experiência que vai ficar para sempre nas suas memórias e que servirá de primeiro ensaio e de alicerce para uma possível longa carreira.”
A primeira fase da competição decorre entre os dias 10 e 13 de abril e envolve os escalões juvenil e júnior. As provas dos escalões júnior elite e sénior terão lugar na semana seguinte, entre 17 e 20 de abril, altura em que o ACM voltará a estar representado com mais ginastas em prova.