
Academia AEGO Sport
André Rolo
Fruto de um protocolo entre o Clube Desportivo Foz Porto e o agrupamento de escolas Garcia de Orta, tem 650 alunos e cinco modalidades em competição. Andebol, voleibol, patinagem artística, ténis de mesa e ginástica são os desportos em que o Clube Desportivo Foz Porto compete oficialmente e com as equipas inscritas nas respetivas federações.
Leia também Diretor-geral das modalidades do FC Porto: "Este é um momento de transição"
"Quem vai começar a contar a história é o professor Luís Graça. É uma referência, aqui na academia e no desporto nacional e, além disso, é um companheiro de muitos anos nesta luta e neste sonho que nós temos os dois, que é o de sermos o melhor projeto de formação desportiva do país em todas as modalidades que temos". Foi assim, desta forma eloquente, que José Santos, presidente do Clube Desportivo Foz Porto, deu início à conversa sobre a Academia AEGO Sport, pelo que a palavra seguiu então para o antigo internacional e ex-treinador de andebol.
"Isto começou, com outro desenho, há 11 anos. Há cinco que somos a Academia AEGO Sport, fruto de um protocolo entre o Clube Desportivo Foz Porto e o Agrupamento de Escolas Garcia de Orta. Contamos com 650 alunos, como eu gosto de lhes chamar, alunos dos três aos 78 anos, temos um patinador de 78, formamos a classe de voleibol de adultos, que também tem pais e pessoas mais velhas. Este é um projeto de escola, dedicado à comunidade naquilo que tem de melhor, que é formar pessoas para a vida", descreveu, continuando com uma peculiaridade: "Fundamos este clube a 31 de maio de 2020, uma data interessante porque é o aniversário do meu pai e o aniversário de casamento dos pais dos José Santos. É uma curiosidade e uma coincidência".
Luís Graça, igualmente antigo diretor-executivo da extinta Liga Portuguesa de Andebol em toda a sua existência, fez um resumo das atividades. "O clube surgiu para dar sustentabilidade às equipas, ou às classes da academia que competem, para poderem fazê-lo através da filiação nas respetivas associações e federações. O Clube Desportivo Foz Porto conta com filiações em andebol, voleibol, patinagem artística, ténis de mesa e ginástica", explicou.
"Isto implica muita dedicação e envolvimento das famílias e isso, como foi provado hoje, existe. Juntamos aqui mais de 400 miúdos para fotografia. Nós somos, como foi dito, cerca de 650, e o nosso trabalho assenta no labor dos treinadores, na dedicação e compromisso dos atletas e no referido envolvimento das famílias", concretizou José Santos, professor na própria escola Garcia de Orta.
"A escola não pode ser apenas um espaço de resultados académicos, mas também de promoção do desporto, que combina rigor, resiliência e espírito de grupo. Além disso, a Academia permite que os nossos alunos não necessitem de sair da escola para praticar uma modalidade. Podem fazê-lo após as aulas sem ter de se deslocar", resumiu Rui Fonseca, diretor do agrupamento.
Gosto ao primeiro treino
Teresa Fleming é uma entre centenas. O trabalho da Academia AEGO Sports tem sido de excelência e a quantidade de praticantes impressiona. Do mesmo modo que o entusiasmo é notório. Enquanto pôde - ainda não estava a dar a primeira entrevista da carreira, a O JOGO -, trocou umas bolas.

