39.º Aniversário d' O JOGO | Município da Maia com 3000 idosos a praticar desporto
O município da Maia, que em 2024 assinala os dez anos desde que foi eleito a Cidade Europeia do Desporto, destaca-se na vertente sénior
Corpo do artigo
Hernâni Ribeiro, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia, destaca a aposta do executivo nos mais velhos, disponibilizando atividades desportivas e de lazer que têm atraído cada vez mais munícipes ao longos dos anos, obrigando até ao acrescento de mais modalidades oferecidas gratuitamente, passando das quatro originais para as onze atuais.
A atividade física é fundamental para uma vida saudável, com reflexos na saúde e na longevidade. Este segmento do desporto é uma preocupação para a Câmara da Maia?
-Acima de tudo, convém dividir dois grandes grupos. O desporto federado e organizado que confiamos às nossas coletividades, através da cedência das instalações municipais e, àquelas que têm as próprias instalações, proporcionamos apoio para as despesas correntes. Este ano, dos contratos programa, os apoios ascenderam a 1 milhão e 200 mil euros.
O projeto Maia Sénior é uma das vossas principais marcas. Pode explicar como funciona?
-Sim, vem de há largos anos. Os munícipes com mais de 60 anos têm à sua disposição 11 modalidades para se poderem inscrever de forma gratuita e usufruir delas uma ou duas vezes por semana. Temos quase 3 000 praticantes, apoiados por 22 professores, em modalidades como educação física, hidroginástica, danças de salão, ginástica oriental, hidroterapia, boccia, xadrez, zumba, ténis, yoga e pilates. E além das atividades desenvolvidas nas instalações dos nossos núcleos, como lhes chamamos, também levamos os nossos professores aos centros de dia e lares do concelho.
Mas recentemente também começaram com outro projeto desportivo, dedicado a pessoas com mobilidade reduzida...
-Sim, começámos há cerca de ano e meio com o Desporto Adaptado para pessoas que tenham alguma limitação física. Já temos cerca de 50 inscritos, quatro modalidades e três professores envolvidos.
Qual é o orçamento da Câmara para o Desporto?
-São seis milhões de euros, distribuídos por 80 coletividades. Dois milhões e 500 mil euros em despesas correntes nas nossas 60 instalações desportivas. Diria que 95% do desporto na Maia é praticado em instalações municipais. Aliás, o índice de prática física regular atinge cerca de 60% da população, pouco acima da média europeia, mas muito acima da média nacional que não ultrapassa 35%.