Corredor da Credibom-LA Alumínios bateu Afonso Silva, da AP Hotels-Tavira, após uma longa fuga que deixou o pelotão a 19 segundos
Corpo do artigo
Diogo Narciso, gondomarense de 23 anos da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, festejou em Valongo a sua primeira vitória na estrada como ciclista profissional e, festejando em lágrimas e na companhia da família, vestiu a camisola amarela do 34.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc após os 160,7 km da segunda etapa.
O jovem que tem brilhado na pista pela Seleção Nacional integrou a fuga que marcou a tirada e foi lançada por Afonso Silva, da AP Hotels-Tavira-Farense logo ao km 15. O alentejano do Tavira recebeu a companhia de Tiago Santos (Anicolor-Tien21), Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios) e Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre) ao km 31.
Tiago Santos ainda resistiu ao esforço extra gerado por um furo e regressou ao grupo, que chegou a ter 4m20s de vantagem, mas ficaria para trás na subida para o Marco de Canavezes. A 15 km do final, e já com o pelotão a aproximar-se, depois de a Rádio Popular-Boavista se juntar à Aviludo-Louletano na perseguição, seria Gabriel Baptista a abdicar, deixando o duo que resistiu até Valongo.
Na meta, Narciso utilizou os seus dotes de velocista e ainda ganhou três segundos ao esforçado Afonso Silva, enquanto no pelotão era Nicolas Tivani, na defesa da sua camisola amarela, a arrancar forte, chegando em terceiro, a 19 segundos.
Graças às bonificações, Narciso passou a liderar o “JN” com 11 segundos de vantagem sobre Afonso Silva, ficando Tivani em terceiro, a 19 segundos. Seguem-se Francisco Campos e Miguel Salgueiro, ambos da AP Hotels-Tavira, a 29 e 31 segundos, respetivamente.