A Federação Internacional de Basquetebol considera que qualquer decisão sobre a realização dos Jogos de Tóquio terá de ter em conta a segurança de atletas e restantes agentes, devido à pandemia da Covid-19.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) garante estar a participar "ativamente" no processo de decisão sobre um possível adiamento dos Jogos, depois de o Comité Olímpico Internacional (COI) ter anunciado que "vai começar uma fase de consulta de quatro semanas com as federações e internacionais e outras partes interessadas".
"A posição da FIBA continua a ser que qualquer decisão deve garantir que se criem condições seguras de participação para os nossos jogadores, treinadores e dirigentes", lê-se.
O organismo diz que "há uma crescente necessidade de respostas", até porque o apuramento no basquetebol masculino ainda não está fechado.
Sobre as suas próprias competições, a FIBA também espera tomar uma decisão nas próximas semanas, assegurando que "em nenhuma circunstância a paixão por jogar basquetebol deve superar a importância de seguir as instruções das autoridades públicas".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
A FIBA quer concluir as provas que estão suspensas devido à Covid-19, mas garante que "isto apenas sucederá se as condições o permitirem".
"Não pediremos aos nossos jogadores que vão a algum lado para o qual não enviaríamos os nossos filhos", refere a instituição.