Ricardo Costa sucede a Obradovic no FC Porto

Ricardo Costa sucede a Obradovic no FC Porto
Rui Guimarães

Tópicos

Antigo ponta-direita foi o escolhido para ocupar a vaga do treinador sérvio, que, após seis títulos consecutivos, deixa o FC Porto

Ricardo Costa será o próximo treinador do FC Porto, sucedendo ao sérvio Ljubomir Obradovic, que esteve no Dragão Caixa nas últimas seis temporadas, tendo conquistado igual número de campeonatos e fazendo os portistas alcançar um histórico hepta.

Obradovic, 60 anos, acaba contrato e fecha assim um ciclo de grande sucesso, saindo do clube com êxito, a exemplo do que tem acontecido com outros treinadores nas últimas duas décadas do andebol do FC Porto: Branislav Pokrajac, que orientou os azuis e brancos em 2001/02 e 2002/03, saiu bicampeão, Carlos Resende, que foi o técnico entre 2006/07 e 2008/09 partiu com o título nessa última época, Paulo Jorge Pereira, que esteve no banco do FC Porto três campanhas, entre Pokrajac e Resende, deixou o comando no ano em que ganhou a Taça de Portugal, mas antes tinha sido campeão. Alias, todos os treinadores que passaram pelos azuis e brancos desde 1998/99, temporada em que o FC Porto acabou com um período de 31 anos sem ganhar o campeonato, conquistaram o título nacional, tendo sido José Magalhães a acabar com a seca.

[destaque:4623096]

Ricardo Costa, também numa política que já foi seguida várias vezes neste período, é então o treinador que a estrutura diretiva da modalidade escolheu para suceder a Obradovic. Na linha de Carlos Resende - jovem e antigo atleta do clube -, Costa, de 38 anos, deverá ser anunciado oficialmente no cargo em breve, da mesma forma que a composição do plantel que estará há muito alinhavada, mas em segredo.

O antigo ponta-direita, que como jogador esteve dez anos no FC Porto e conquistou quatro Campeonatos e três Supertaças, regressa ao Dragão Caixa depois de uma época no ISMAI e, antes disso, de três em que foi adjunto do balcânico, agora de saída.