Portugal ainda em jogo no Europeu de andebol, mas depende da Islândia

Portugal com contas difíceis, mas apuramento é possível

 foto EPA

Seleção Nacional pode passar à segunda fase do Europeu de andebol, mas terça-feira tem de bater os Países Baixos por dois e torce por uma vitória da Islândia.

A seleção portuguesa de andebol ainda tem uma hipótese de apuramento para a main round do Campeonato da Europa, que se está a jogar na Hungria, mas na terça-feira irá abrir o dia a torcer pelo terceiro triunfo consecutivo da Islândia, agora frente à equipa da casa.

A terceira jornada no enorme MVM Dome de Budapeste irá abrir às 17h00, com o Islândia-Hungria e só um triunfo dos nórdicos servirá à equipa de Paulo Jorge Pereira. Se os húngaros pontuarem, estarão apurados ou só poderão ser superados pelos Países Baixos.

Caso a Islândia, que lidera o grupo mas ainda não está matematicamente apurada, ganhe o seu jogo, Portugal precisará, a partir das 19h30, de bater os Países Baixos por uma diferença de dois golos. Se não o conseguir, serão os neerlandeses a passar.

A ex-Holanda, que faz o seu segundo Europeu, é uma das surpresas da prova e, depois de bater a Hungria por 31-28, perdeu na segunda jornada por 28-29, mas lutando até ao último minuto. Só uma falta atacante, quando procurava o empate nos últimos segundos, permitiu o triunfo da Islândia... e o alívio dos portugueses.