Japão vence França e assegura lugar na final

Japão vence França e assegura lugar na final

A seleção de futebol feminino do Japão assegurou esta segunda-feira um lugar na final do torneio olímpico, ao vencer a França 2-1, defrontando a vencedora da outra meia-final entre Estados Unidos e Canadá, que decorre.

As japonesas, atuais campeãs mundiais, que já tinham eliminado o Brasil nos quartos de final, ao vencerem por 2-0, precisaram desta vez da "estrelinha da sorte" para levar de vencida a seleção gaulesa.

Um "frango" monumental da guarda-redes francesa, Wendie Renard, aos 32 minutos, abriu o caminho para o golo de Yuki Ogimi e para o triunfo japonês, que parecia traçado no início da segunda parte, quando Mizuho Sakaguchi aumentou a vantagem para dois golos, aos 49 minutos.

No entanto, a reação gaulesa foi intensa, forçando as japonesas a defenderem na última meia-hora, acantonadas na sua área, perante a "avalanche" ofensiva adversária que se traduziu apenas num golo.

Umas vezes por mérito da guardiã japonesa Fukumoto, outras por falta de eficácia no momento da finalização, a verdade é que a França fez o suficiente para dar a volta ao resultado ou, no mínimo, para forçar o prolongamento.

As gaulesas reduziram a desvantagem aos 76 minutos, por Eugenie Le Sommer, e, face ao seu caudal ofensivo, pareciam com capacidade para chegar, no mínimo, ao empate, para o qual desfrutaram de oportunidade soberana nos últimos minutos, mas a centrocampista Elise Bussaglia, encarregue do castigo máximo, rematou ao lado.

Assim, as japonesas garantiram um lugar na final, aguardando agora pelo desfecho da outra meia-final entre os Estados Unidos e o Canadá, que está a decorrer.