Brasil discute ouro com o México

Damião bisou, chegando aos seis golos no torneio, e Neymar esteve na jogada dos três golos. O trio do FC Porto está agora a 90 minutos do tão desejado ouro olímpico.

Com dois dos três portistas em campo - Alex Sandro jogou os 90 minutos a médio esquerdo e Hulk rendeu Marcelo aos 76' -, o Brasil reforçou a sua candidatura à conquista de uma inédita medalha de ouro no torneio olímpico de futebol, depois de uma concludente vitória por 3-0 sobre a Coreia do Sul.

Leandro Damião, com dois golos, foi a figura de um encontro que, ao contrário do que o resultado dá a entender, começou por transmitir uma sensação de anticlímax: os coreanos rapidamente assumiram o comando dos acontecimentos e por várias vezes se aproximaram com perigo da baliza de Gabriel nos primeiros 15 minutos. Dominavam por completo a posse de bola e remetiam o Brasil ao seu meio campo defensivo.

Afinal, como se veriificou a partir dos 38 minutos, a postura recuada dos brasileiros era puramente estratégica: nesse minuto, um roubo de bola Neymar sobre a linha de meio-campo foi o pretexto para Oscar correr com ela até à área contrária, onde a endossou a Rómulo, que bateu o guarda-redes coreano. Estava feito o mais difícil.

No reatamento, manteve-se a toada inicialmente dominadora dos asiáticos, mas demorou apenas 11 minutos até Damião dar a desejada tranquilidade à "canarinha", culminando um lance que começou nos pés de Damião, passou pelos de Marcelo e Neymar, até chegar ao direito do goleador, que não perdoou.

Passaram apenas sete minutos e o filme repetiu-se: Neymar inventou e Damião finalizou, fazendo o definitivo 3-0 e o seu sexto golo neste torneio olímpico.

Aos 76 minutos, com o finalista encontrado, Hulk substituiu Marcelo, ainda a tempo de fazer um dos seus raides da direita para o meio que só não resultou em nada porque a assistência para Pato foi intercetada por um pé coreano.

No sábado, a partir das 15 horas portuguesas, Wembley assistirá a um Brasil-México pelo ouro olímpico. Na véspera, em Cardiff, Coreia do Sul e Japão lutam pelo bronze.