A federação uruguaia já apresentou por escrito na FIFA a defesa de Luis Suárez, que se arrisca a ser castigado por ter mordido o italiano Giorgio Chielllini.
Corpo do artigo
Dois dirigentes da federação uruguaia também viajaram para o Rio de Janeiro para se reunirem com o Comité de Disciplina da FIFA, que estuda a punição a aplicar ao máximo goleador da seleção "celeste", levando na bagagem uma gravação com imagens do jogo.
A partir de Natal, o Uruguai enviou por correio eletrónico a sua posição, enquanto o presidente da federação, Wilmar Valdéz, e o delegado Alejandro Balbi, viajaram para assumir a defesa pessoal do jogador, a quem foi dado o prazo até às 20h00 em Portugal continental para apresentar a defesa.
Os uruguaios apostam num vídeo que inclui não só o polémico lance com Chiellini como alegadas agressões e insultos a Suárez por parte de jogadores italianos, incluindo de suplentes, quando o polémico jogador caiu perto do banco transalpino.
Os responsáveis do Uruguai acreditam que o caso possa saldar-se com um aviso a Suárez, que caso seja sancionado com jogos de suspensão perderá o Uruguai-Colômbia do dia 28, dos oitavos de final.