"Treinadores têm de reunir mais vezes para discutirem os problemas do futebol"
Vítor Pereira esteve presente no V Fórum dos Treinadores, que decorreu esta terça-feira no Centro de Congressos da Alfândega, numa iniciativa da Liga. O treinador português está sem treinar desde que deixou o Flamengo, em abril de 2023.
Corpo do artigo
Melhoria do tempo útil: “Um treinador é um educador e começa na formação. O futebol é extremamente competitivo e há momentos, pontualmente, eu aceito que haja momentos no jogo em que queremos que o relógio pare ou queremos que o relógio ande para a frente. Pontualmente, mas não pode ser um padrão de comportamento. Os treinadores têm de se juntar e reunir mais vezes para discutirem os verdadeiros problemas do futebol. Quando nos toca a nós pouco tempo de jogo e falamos a quente, depois do final do jogo, e somos prejudicados... chegamos aqui e temos de, não apenas apontar os erros, mas também soluções. Já é um bom ponto de partida sentarmo-nos uns à frente dos outros e dar a nossa perspetiva.”
Qualidade do futebol português: "Os árbitros cada vez mais competentes e os jogadores a preocuparem-se mais em jogar, às vezes é natural que haja mais simulações, haja tentativas de parar o jogo, de ganhar faltas, isto também está na mão dos árbitros, para o jogo ter ritmo e para vender bem o espetáculo. Temos de contribuir para o melhorar."
Carga de jogos após Euro'2024: "Já passei por situações semelhantes e com a intensidade dos jogos é muito grande, e a qualidade de jogo cai. O que divide o grupos de equipas da frente que vão jogar competições europeias vai se abrir mais em relação às outras. Isto porque umas terão a possibilidade de jogar jogos altamente competitivos e as outras vão esperar pelo calendário destas equipas. As equipas vão ter de jogar muitos jogos, pouco tempo de recuperação, mais lesões, plantéis terão de ser muito maiores, não chegarão 25, porque haverá necessidade de mais, porque haverá mais lesões e que vão demorar mais tempo a recuperar. A qualidade, a intensidade de jogo vai diminuir. Provavelmente o objetivo será fazer mais dinheiro; mas tenho muitas dúvidas que isto seja no sentido da evolução da qualidade do jogo."