
Tony Gentile/Reuters
Da desilusão dos espanhóis à euforia holandesa, passando pelo gozo generalizado ao campeão
Nunca um campeão mundial em título sofrera tamanha humilhação no campeonato do mundo seguinte. Por isso, uma leitura pela Imprensa mundial ontem à noite refletia bem a surpresa generalizada pela goleada que a Holanda impusera à Espanha, exaltando a exibição de Van Persie, Robben e companhia, e castigando o desempenho da equipa orientada por Del Bosque.
Em Espanha, depois de seis anos a festejar êxitos e conquistas, a Imprensa desportiva estava em choque com o sucedido. "Humilhação mundial", titulou a "Marca", enquanto o "As" e o "Sport" apresentavam a mesma ideia: "O pior pesadelo do campeão."
No país das tulipas, o "De Telegraaf" sintetizava a alegria dos holandeses titulando "Espanha demolida", enquanto o "Voetbaal" destacava: "Laranja dá goleada no grande campeão mundial."
Mas os ecos do triunfo holandês deram a volta ao mundo. O "L"Equipe" falou em Espanha "ridicularizada", ao passo que a "Gazzetta dello Sport" destacou o "Show de Van Persie e Robben". Sempre mordaz, o diário argentino "Olé" atirou: "Chupa esta laranja!" No país organizador do Mundial, o "Lancenet" dizia "Tamancada!" Já o portal do "Estadão de São Paulo", recordava a final de 2010: "Holanda se vinga e humilha campeã Espanha na estreia."
