Pedro Proença e Ceferin reuniram em Nyon: "É fundamental intensificarmos a cooperação"
Presidente da Liga Portugal e da European Leagues esteve com o presidente da UEFA na sede do organismo que tutela o futebol europeu.
Corpo do artigo
Pedro Proença, presidente da Liga Portugal e European Leagues, e Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, estiveram reunidos esta terça-feira de manhã, em Nyon, Suíça, na sede do organismo que tutela o futebol europeu.
Os dois dirigentes reforçara os lanços de união entre as duas instituições e realçaram a cooperação entre as entidades.
"É fundamental intensificarmos a cooperação entre as duas organizações e mostrarmos a sólida união entre os principais stakeholders da família do futebol na defesa do modelo competitivo existente, na defesa da essência do futebol tal como o conhecemos, assente no mérito, no direito ao sonho e na solidariedade, e na defesa do equilíbrio entre as competições europeias e as ligas domésticas", afirmou Pedro Proença.
Ceferin partilhou da opinião: "A European Leagues desempenha um papel crucial no panorama do futebol europeu, representando e defendendo os interesses das ligas domésticas, fundamentais para o nosso futebol. Valorizamos profundamente todas as contribuições significativas que procuram moldar o futuro do desporto, salvaguardando, ao mesmo tempo, a proteção dos valores essenciais que o caracterizam, especialmente numa fase tão sensível como a que vivemos atualmente."
Pedro Proença foi formalmente nomeado, em 30 de novembro passado, presidente da Associação de Ligas Europeias até ao fim do atual mandato, em 2025, e será o representante da associação no Comité Executivo da UEFA, que será ratificada no próximo congresso do organismo regulador do futebol europeu, em 8 de fevereiro de 2024, em Paris.
A Associação de Ligas Europeias reúne 40 ligas profissionais, representando mais de mil clubes, provenientes de 34 países europeus, e era gerida há dois anos por uma Comissão Executiva.