Os comentários da imprensa alemã a um jogo decidido por uma famosa personagem dos jogos de computador.
Corpo do artigo
A vitória da Alemanha sobre Portugal, por 1-0, foi "tremida" e ficou a dever-se apenas a um lance fortuito, reconheceu a generalidade da imprensa germânica.
"Cabeçada de Gomez deu-nos sorte", diz o Bild na edição na Internet, dando honra de manchete ao avançado do Bayern de Munique e autor do único golo da partida, a quem chama "Super-super-super Mario", conhecida figura dos jogos de computador.
"Jogámos miseravelmente, mas cabeceámos bem", titula, por sua vez, a edição online do magazine Der Spiegel, sublinhando ainda que "não foi bonito, mas foi importante" o triunfo germânico sobre Portugal.
A mesma publicação refere ainda que Cristiano Ronaldo "não conseguiu render por causa dos passes que recebeu, ou melhor, que não recebeu".
De facto, lembra o comentador alemão, Bruno Alves e Pepe, tentaram ser os principais municiadores da "estrela" do Real Madrid, recorrendo a pontapés longos, mas falharam sistematicamente o alvo, mandando a bola para fora ou para os pés dos alemães.
"Começo esforçado, Gomez desatou o nó", foi o título escolhido pelo Kicker, magazine especializado em futebol, que diz ainda que os jogadores de Joachim Low foram um conjunto desprovido de ideias, que tremeu para conseguir ganhar a Portugal, sobretudo nos minutos finais.
Quanto à equipa dirigida por Paulo Bento, "ficou na expetativa e apostou nos passes longos, na esperança de que Ronaldo ou Nani batessem a defensiva alemã, mas faltou-lhe precisão no passe, e fez uma primeira parte apagada", observa o Kicker.
Sem que qualquer das equipas conseguisse a superioridade, a Alemanha acabou por marcar "num lance simples" mas depois, em lugar de conseguir aproveitar a colocação mais avançada dos portugueses no campo para lançar contra-ataques "esteve sob enorme pressão nos minutos finais, em que passou por várias situações difíceis", refere o bissemanário de Nuremberga.
"Gomez salvou a Alemanha - Momento Mágico", foi o título escolhido pelo matutino Die Welt, outro jornal a admitir que a Alemanha teve "muita sorte" ao conseguir "uma vitória tremida" sobre Portugal, a abrir o Europeu.