Nuno Lopes e Carla Martinho venceram S. Silvestre de Espinho com Rosa Mota no pelotão
A penúltima São Silvestre do calendário nacional contou com 1385 participantes na meta na prova principal dos dez quilómetros. A campeã olímpica Rosa Mota, madrinha do evento, também calçou as sapatilhas
Corpo do artigo
Nuno Lopes (Vitória FC) e Carla Martinho (Recreio Desportivo de Águeda) foram os vencedores dos dez quilómetros da nona edição da São Silvestre de Espinho, corrida na manhã de domingo.
A penúltima São Silvestre do calendário nacional – a última será a da Trofa, no próximo sábado, dia 13 – contou com 1385 participantes na linha de meta, numa manhã especialmente fria. Entre os participantes esteve uma figura especial, a campeã olímpica e mundial, Rosa Mota, madrinha do evento. A “senhora atletismo” continua a rechear o currículo com recordes da meia maratona e dos 10 quilómetros, no escalão 65-69 anos. Hoje, mesmo em ritmo de treino, precisou apenas de 41’43’’ para percorrer os 10 mil metros da São Silvestre de Espinho. Sempre muito solicitada para as fotos, a atleta do CAP, agora com 65 anos, falou em exclusivo a O JOGO sobre a sua participação. O seu testemunho será contextualizado numa outra peça que O JOGO está a preparar sobre as recentes marcas e que será publicado na segunda, no online, e depois de amanhã na nossa edição em papel.
O evento contou oito pontos de animação que incluíram um saxofonista, uma banda de música, escola de dança, quatro ginásio e um DJ. A aposta de fazer uma S. Silvestre em pleno dia é explicada por Mário Rui, presidente do Running Espinho, da seguinte forma: “Em termos de espetáculo funciona melhor de dia. Conseguimos juntar mais pessoas, mais famílias, o final é mais agradável e com temperaturas mais amenas. Depois a captação de imagens é diferente o facto de ser a um domingo de manhã não causa tantos constrangimentos no trânsito”, explicou-nos o organizador.
No total foram quase cerca de 2000 participantes divididos entre a corrida (1385), caminhada (500) e Kids Race Experience (corrida para crianças, que juntou cerca de 100).
A festa acabou por ser ensombrada quando um dos participantes da corrida viria a sofrer de uma paragem cardiorrespiratória quando tinha percorrido pouco mais de 1000 metros. O homem, com 66 anos, oriundo de Gondomar, caiu inanimado e foi prontamente assistido pela equipa de intervenção rápida de eventos desportivos e mais tarde pelo Corpo de Bombeiros. As tentativas de reanimação acabaram por ser bem sucedidas, sendo depois transportado pelo INEM para o Hospital de Gaia. Segundo conseguimos apurar ainda está em observação, mas o seu estado é estável e tudo indica que terá alta na segunda-feira.
Resultados 10 km (1385 participantes na meta)
Masculinos
1.º Nuno Lopes (Vitória FC) 00:30:37
2.º Ricardo Pereira (EV/Peraltafil) 00:30:41
3.º João Almeida (Rec. Desp. Águeda) 00:33:44
Femininos
1.ª Carla Martinho (Rec. Desp. Águeda) 00:34:12
2.ª Andreia Santos (CSRD Santiago) 00:34:30
3.ª Joana Nunes (Rec. Desp. Águeda) 00:37:29