Mas também há galo na bancada, o de Barcelos. O JOGO visitou a comunidade portuguesa no Rio de Janeiro, que ainda acredita no milagre, apelando a todos os santos
Corpo do artigo
A Seleção Nacional tem daqui a pouco, frente a Gana, o que muitos chamam de missão impossível para conseguir avançar na Copa do Mundo. Mas, para alguns adeptos que frequentam o Cantinho das Concertinas, tradicional reduto luso no Mercado Municipal (ex-Cadeg), em Benfica, no Rio de Janeiro, esse milagre pode acontecer.
Para isso, Carlos Cadavez, de 67 anos, natural de Mirandela e proprietário do Cantinho das Concertinas, está apelando para todos os santos. Hoje, no balcão do estabelecimento, estão imagens de Nossa Senhora Fátima, Nossa Senhora da Aparecida, São José, São Pedro e São Francisco de Assis, ao lado dos galos de Barcelos e da bandeira de Portugal. "Vai ser muito difícil Portugal seguir na Copa, mas não podemos desistir e toda a ajuda, inclusive a divina, será bem-vinda" diz Carlinhos.
O corredor está enfeitado com enormes bandeiras de Portugal e do Brasil e até um músico - Angelo Horto, de 62 anos, natural de Ermelo Mondim de Basto - está a postos com sua concertina. "Tem gente que fez promessa para Nossa Senhora de Fátima para Portugal se classificar", garante Ermelo. Os bolinhos de bacalhau, o cabrito, o bacalhau assado e o vinho já estão prontos para serem servidos. As orações e promessas também já foram feitas - e certamente serão intensificadas durante o jogo. Resta agora a Seleção Nacional fazer a alegria dos adeptos em todo o mundo.