Em causa está uma medida da FPF que terá desagradado a APAF e outras associações de classe, por não terem sido incluídas no referido apoio. Luciano Gonçalves valoriza a ação da FPF, mas pede que as associações de classe não fiquem de parte.
Corpo do artigo
Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), desmente que o órgão que preside esteja "em guerra" com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reagindo a uma notícia publicada esta segunda-feira na comunicação social. Na referida notícia lia-se que seis dos 29 sócios ordinários da FPF, onde se inclui a APAF, teriam ficado em desacordo por não terem sido incluídos nos apoios financeiros do programa executivo para 2024, que prevê a remuneração de três mil euros por mês a um membro da direção das associações distritais.
Além da APAF, o Sindicato dos Jogadores, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol, a Associação Nacional dos Enfermeiros Desportivos e Massagistas do Futebol, a Associação Nacional de Dirigentes do Futebol e a Associação Nacional de Médicos do Futebol também estariam contra a decisão da FPF.
Em declarações a O JOGO, Luciano Gonçalves esclarece: "Não é verdade que a APAF ou as associações de classe estejam em guerra com a FPF. Apenas foi feita uma interpelação no sentido da importante medida de apoio às Associações Distritais e Regionais para que esta fosse igualmente distribuída para as associações de classe. Nesta mesma interpelação, fizemos questão de valorizar a referida medida de apoio, não só por entendermos que a mesma irá ter impacto na qualificação dos quadros, no desenvolvimento das nossas atividades mas também consequentemente no futebol português, daí que a medida contemple todos. Todas as associações de classe certamente estão satisfeitas com os apoios e condições que dispõem através dos protocolos de acesso a programas de investimentos que muito tem desenvolvido as nossas Associações de classe, mas isso não invalida que, enquanto sócios da FPF, possamos legitimamente interpelar a FPF sobre determinada medida ou ação."